Home Página Inicial > Notícias > MINISTRO DAS CIDADES ENTREGA CERTIFICADOS PARA APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR. TRENSURB DIVULGA SELECIONADOS 2008

MINISTRO DAS CIDADES ENTREGA CERTIFICADOS PARA APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR. TRENSURB DIVULGA SELECIONADOS 2008

19.12.2007

Na terça-feira, 18, após presidir reunião do Conselho de Administração da empresa, Marcio Fortes participou da solenidade de encerramento do programa Estação Educar 2007. Foram 37 aprendizes formados, sendo que 18 continuam seus estudos no Senai e dois como estagiários da Trensurb. A lista com os lecionados para 2008 também foram divulgados.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, participou nesta terça-feira, 18, às 11h, da cerimônia de encerramento das atividades do Programa Estação Educar 2007 da Trensurb, entregando os diplomas de conclusão para os 37 jovens aprendizes contratados pela empresa neste ano. Marcio Fortes enfatizou a importância da educação como elemento de transformação social, "aproveitando as oportunidades é possivel crescer e buscar uma vida melhor". Este Programa tem a marca do Governo Lula, a inclusão social, e com isso, colaboramos para que mais jovens possam ter uma oportunidade, destacou o ministro. Dos 37 jovens, 18 dão continuidade a sua formação no Senai, como cotas da Trensurb e dois prosseguem na empresa como estagiários.

A cerimonia contou, também, com a presença do deputado federal Renato Molling, que além de parabenizar os adolescentes pela conquista, reconheceu o sucesso da iniciativa. O presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, demonstrou satisfação e entusiasmo com os aprendizes, "vocês são o sopro de alegria dentro da empresa". Marco Arildo em seu discurso, lembrou, ainda, que "a dignidade é a única maneira de atingir a cidadania e que o há de mais importante na Trensurb, são as pessoas que constroem o dia-a-dia da empresa".

A pedagoga Mirna Tubino enumerou todas as atividades desenvolvidas durante o ano, oficinas de fotografia e lanches rápidos, reforço em Língua Portuguesa, Matemática e Filosofia, e acrescentou que "este foi um grupo de grande responsabilidade e todos crescemos juntos durante esse ano". Jessica Cardoso da Rosa, oradora da turma, lembrou "a grande oportunidade de ingresso no mundo do trabalho que esse curso nos proporcionou", e assim como Mirna Tubino, destacou a importância de "conviver com as diferenças". No final do evento os aprendizes Marcelo Santos da Fonseca e Samanta de Abreu Silva ganharam um microcomputador cada um, oferecidos pela empresa MDS, através de um sorteio.

Participaram da cerimônia de diplomação os diretores da Trensurb, Ernani Fagundes (Administração e Finanças), Paulo Renato da Rosa Amaral (Operações), a gerente de Recuros Humanos da Trensurb, Rosemari Souza Stieven, o vice-diretor do Senai Visconde de Mauá, João Peixoto e representando os familiares dos aprendizes, Adão Heitor Nunes e Jane Nunes, pais de uma das formandas.

Trensurb divulga relação de aprendizes para o Estação Educar 2008

O processo público de seleção para o Programa Estação Educar 2008 da Trensurb, iniciado no dia 5 de novembro passado, foi concluído nesta segunda-feira, 17, com a divulgação da nominata dos 37 aprendizes selecionados para conviverem na empresa a partir de março.

A Trensurb recebeu 467 inscrições, dentre os quais 120 foram sorteados e realizaram as etapas seguintes de seleção, através de testes psicotécnicos e dinâmica de grupo.

O processo de seleção definiu os 37 jovens, considerando, ainda, um sistema de cotas que previu 50% destas vagas para mulheres e também para negros. Além destes, três vagas serão ocupadas por indicações do Ministério Público, entre adolescentes em conflito com a lei. Outras 13 vagas estão reservadas para os aprendizes de 2007 que, no próximo ano, realizarão cursos de iniciação profissional nas escolas do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Porto Alegre e Canoas. Ao todo, são 50 vagas.

A lista dos selecionados para 2008 é a seguinte:

ADRIANA AMARAL DE ARAUJO
ANA PAULA DE OLIVEIRA MACIEL
ANDERSON AMARAL MACHADO
ANDERSON LUIS DALBON DOS SANTOS
BRUNA NATHASHA PIRES ROSA
CAMILA ANGER DOS SANTOS
CAMILA BEATRIZ DE MORAIS
CATIELE RODRIGUES LARA
DOUGLAS DE OLIVEIRA SILVEIRA
EDUARDO DA ROSA SANTINI
ERIC MARCEL SARAIVA SANTOS
EVERTON DA SILVA OLIVEIRA
FLAVIO JUNIOR DA ROSA PALHANO
FRANCIELE CARVALHO DA SILVA
FRANCIELE CARVALHO DE V ARGAS
FRANCIELE DO NASCIMENTO
GABRIEL DE SOUZA RAMOS
GUILHERME SANTOS VALADAS
GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA LIMA
ITALO CESAR GONÇALVES
JESSICA APARECIDA DA SILVA RODRIGUES
JONATHAN NASCIMENTO PEREIRA
JULIA GOMES DA SILVA
LEONARDO SARAIVA ROCHA
LUCAS PAIM VELHO
MOEMA DA CRUZ PACHECO
NICOLAS AUGUSTO DE JESUS ASSIS
NYKYTA RAYSSA GIL JARDIM STABINSKI
PATRICK FERNANDO PONCIO ALVES
REBECCA DIAS COUTO
SABRINA ANTUNIS CORREA
TAILINE H. DE OLIVEIRA LIMA
TATIANE VARGAS DA ROSA
VANESSA BRUNO FERNANDES
THIAGO FREITAS
Os objetivos do Programa Estação Educar

O Programa Estação Educar é a principal ação desenvolvida anualmente pela empresa, na área da Responsabilidade Social, pois mobiliza, além dos jovens contratados e seus familiares, diversos públicos com os quais a empresa convive, desde empregados e acionistas, até fornecedores e comunidade. Em 2006, o programa recebeu, da Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o reconhecimento de ser uma das três principais experiências no País na categoria Marketing de Responsabilidade Social. Em 2004, o Programa já havia conquistado a premiação "Construtores da Paz" da Assembléia Legislativa do RS, quando da realização da campanha "Paz é a gente que faz".

Anualmente, desde 2003, a empresa contrata como menores aprendizes, 50 adolescentes na faixa etária entre 15 e 16 anos, matriculados em escolas públicas, cursando a 7ª ou 8ª série do ensino fundamental e cujas famílias tenham um rendimento máximo de meio salário mínimo por pessoa. Os jovens recebem a oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e um contato com uma variedade de atividades que complementem sua educação formal, lhes habilitando a se tornarem multiplicadores de tais conhecimentos em suas comunidades, estimulando, assim, a geração de renda.

Os adolescentes contratados desenvolvem as atividades na empresa, de março a dezembro, durante o turno inverso ao da escola, sendo requisito básico para sua permanência no Programa, a comprovação da freqüência e desempenho escolar. Durante este período, recebem, mensalmente, o valor correspondente à metade do salário mínimo, vale-transporte e gratuidade no uso do metrô, alimentação no restaurante da empresa (café manhã ou tarde e almoço), atendimento médico, odontológico e acompanhamento psicológico e pedagógico.

Entre as atividades desenvolvidas pelos adolescentes do Estação Educar, estão a realização de cursos básicos de informática e de edificação, além do contato com o trabalho desenvolvido nos diversos setores da Trensurb, acompanhados por empregados que desempenham o papel de monitores. Participam, também, de atividades esportivas e oficinas de aprendizado alternativo, que possam lhes gerar renda, tais como curso de reciclagem de papel, técnicas de serigrafia, elaboração de lanches rápidos, estética afro, técnicas de fotografia, entre outros. Paralelo a isto, a empresa desenvolve trabalhos coletivos, inclusive com familiares, quando há discussões sobre temas da atualidade para os jovens, como sexualidade e prevenção ao uso de drogas.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 512paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=250&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000