Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB MOSTRA NA 1ª BIONAT EXPO AS AÇÕES QUE REALIZA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

TRENSURB MOSTRA NA 1ª BIONAT EXPO AS AÇÕES QUE REALIZA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

28.11.2008

O chefe do Setor de Higiene e Segurança do Trabalho (Seset) e coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental da Trensurb, Dirceu Nunes Fernandes, apresentou o projeto ambiental da empresa em palestra realizada nesta sexta-feira, 28, à tarde, no Armazém do Cais do Porto da Avenida Mauá.


   
O chefe do Setor de Higiene e Segurança do Trabalho (Seset) e coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental da Trensurb, Dirceu Nunes Fernandes, apresentou o projeto ambiental da empresa em palestra realizada nesta sexta-feira, 28, à tarde, no Armazém do Cais do Porto da Avenida Mauá.
 
A importância da defesa do meio ambiente e a inclusão do trem neste processo foram os temas abordados pelo chefe do Setor de Higiene e Segurança do Trabalho (Seset) e coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental da Trensurb, Dirceu Nunes Fernandes, em palestra na 1ª Bionat Expo, que começou nesta sexta-feira, 28, e termina no domingo, 30, nos armazéns A e B do Cais do Porto, na Avenida Mauá. A empresa participa da feira com um estande onde são explicadas ao público as suas ações em defesa do meio ambiente.
 
Dirceu abriu  a palestra apresentando dados do crescimento populacional em todo o mundo e a polêmica da escassez de água potável na Terra. Outro ponto enfatizado dentro do debate foi a questão do lixo, ressaltando dados sobre os dejetos ambientais. “Cada vez mais somos exigentes. Queremos conforto, transporte, saúde e segurança. Enquanto isso, a população cresce e a quantidade de água no planeta é a mesma, porém, cada vez mais poluída. E também  a quantidade de lixo cresce a cada dia e temos de criar alternativas que amenizem esses problemas”, disse Dirceu.
 
 Além dos dados sobre o Meio Ambiente, Dirceu apresentou os projetos de Coleta Seletiva de Lixo e de Óleo de Cozinha e do Trem Ambiental, desenvolvidos dentro da Gestão Ambiental da Trensurb. Os dois programas foram bem aceitos pelo público como alternativas bem-sucedidas de preservação ao meio Ambiente. “Já coletamos mais de 58 toneladas de lixo seco nas estações de trem. Destinamos todo o material à reciclagem, o que gera renda e trabalho para diversas famílias. E todas as terças-feiras de manhã recolhemos o óleo de cozinha usado que os funcionários trazem de suas casas. Todos os 901 litros recolhidos até este mês foram doados para a produção de biodiesel”, afirmou Dirceu.
 
A primeira feira Bionat Expo foi organizada em comemoração ao Ano Internacional do Planeta Terra e reúne, além de produtos orgânicos, fitoterápicos e plantas medicinais, uma mostra de turismo rural e sustentabilidade socioambiental. O evento é inédito na Região Sul do Brasil, que tem como tradição a cultura, produção e o consumo nesta área. A região reúne o maior número de produtores de orgânicos e fitoterápicos do Brasil. Além disso, o Rio Grande do Sul é um expressivo produtor de alimentos orgânicos do pais e tem registrado um alto crescimento do consumo nos últimos anos.

Foto: Edgar Maciel

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 511paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1655&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000