Home Página Inicial > Ações > Culturais > Livros Livres

Livros Livres

Realizado pela Trensurb em parceria com o Banco de Livros, o projeto Livros Livres promove pelo menos duas ações mensais de bookcrossing no interior dos trens. Essa prática consiste em se deixar livros em locais públicos para que alguém os encontre e, após a leitura, possa passá-los novamente adiante. Normalmente, cada ação no mês é realizada em uma das estações terminais do metrô, Mercado e Novo Hamburgo, onde ficam as unidades da biblioteca da Trensurb, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.

O projeto foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, já com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000