Home Página Inicial > Ações > Culturais > Painel Os cavalos

Painel Os cavalos

Exposta de forma permanente no saguão da Estação Luiz Pasteur, a obra Os cavalos, do artista plástico e designer Ale Maia e Pádua, é uma homenagem ao município de Sapucaia do Sul. O painel de três metros quadrados foi instalado em 27 de fevereiro de 2019 como parte das comemorações de 34 anos da inauguração da Linha 1 da Trensurb – realizada em 2 de março de 1985.
 
A escolha da Estação Luiz Pasteur aconteceu em 2017, quando o artista percorreu o sistema metroviário. “Lembro que foi amor à primeira vista; bati o olho e sabia que ‘queria’ aquela estação”, afirma Ale Maia. Mas o que seria diferente naquele estação que inspirou o artista? “Acho que eram as árvores ao redor e a calma do lugar, era agradável estar ali”, define ele.
 
O painel tem como elemento central os cavalos, trabalho que muito revela do traço do artista. Ale Maia explica que eles simbolizam a origem da cidade, com suas fazendas; já as folhas e os figos fazem referência à Figueira Torta, símbolo do município. “Dentro dos olhos dos animais há uma silhueta do Morro do Chapéu, que é mais uma alusão à geografia da região”, relata.
Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000