Home Página Inicial > Ações > Culturais > Fotografia amadora

Fotografia amadora

Regulamento

Ação cultural de fotografia amadora comemorativa aos 33 anos de operação da Trensurb e 12 anos da Galeria Mario Quintana

Resumo:

- Período de Inscrições: 08/01/2018 até 26/01/2018, às 19h.

- Etapa de Julgamento - Comissão Julgadora: 29/01/2018 a 05/02/2018

- Etapa de Julgamento - Votação Popular (“Fotos mais Curtidas”): através da página do Facebook da Trensurb: 09/02/2018 a 23/02/2018.

- Área responsável: Gerência de Comunicação Integrada

Objetivo

Estimular a reflexão e a criatividade de usuários e empregados sobre a contribuição da Trensurb para a mobilidade na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Condições gerais e requisitos técnicos

- Poderão participar da ação cultural: usuários e empregados da Trensurb e/ou de empresa prestadora de serviço à Trensurb, maiores de 18 anos.

- Os interessados deverão observar as regras habituais de funcionamento da Trensurb, ficando expressamente proibido colocar qualquer equipamento fotográfico nas plataformas ou nas estações que interfiram com o tráfego de passageiros e/ou com o trabalho dos empregados da empresa.

- Cada participante poderá concorrer apenas com uma (01) fotografia em cores ou em preto/branco.

- A fotografia deverá ser enviada, no momento da inscrição, na extensão JPG, com resolução mínima de 5MP (megapixels) não ultrapassando o tamanho máximo do arquivo de 10MB (megabytes).

- Enviar por email os dados solicitados (anexo ao fim deste documento) juntamente com a foto para o endereço eletrônico: espacosculturaistrensurb@gmail.com. É necessário, ainda, possuir autorização de terceiros, que porventura apareçam na foto enviada.

- As inscrições estão abertas a partir do dia 08/01/2018 e se encerram, impreterivelmente, às 19h do dia 26/01/2018. E-mails recebidos após esse horário não participam da promoção.

- A Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb se reserva o direito de fazer todas as verificações relativas às condições de participação, presentes neste regulamento. A participação será considerada válida e efetiva somente após o recebimento de e-mail confirmando a inscrição da fotografia.

Atenção: em função de restrições de natureza técnica e operacional, os autores das fotos enviadas que forem desclassificadas, por estar em desacordo com o presente regulamento, não receberão e-mail informando que foram excluídos da participação nas demais etapas da ação cultural.

- Não serão admitidas fotografias fora do período de inscrições indicados neste regulamento e não serão aceitas fotografias resultantes de montagem, colagem ou manipulação, laboratorial ou digital, nem a inclusão de efeitos, molduras, assinaturas, datas ou outros dados. É permitido apenas ajustes no brilho, saturação, contrastes, nitidez, ou ainda remoção de pequenos spots ou reenquadramento.

Sobre o tema da promoção

- As fotografias devem contemplar o tema geral proposto para esta ação cultural. O participante, através de sua fotografia, deverá usar de sua criatividade no olhar e perceber o espaço metroviário em termos de arquitetura, integração e design das estações, trens e demais equipamentos.

- Poderão ser realçadas as vantagens da utilização do metrô, especialmente quando comparado a modos de transporte motorizados, graças à sua rapidez de deslocamento, à sua capacidade de levar mais pessoas, ocupando menos espaço urbano. No que diz respeito às variações climáticas, o metrô provoca uma redução significativa dos gases poluentes no meio urbano. Em relação a aspectos socioeconômicos, o metrô tem vantagens em relação à redução dos tempos de percurso através de acesso mais rápido e da integração com outros sistemas de transporte público, além do fato de que promove o descongestionamento das vias públicas ao substituir viagens em automóvel.

- A Trensurb também adere a boas práticas de mobilidade sustentável permitindo o transporte de bicicletas dentro dos trens; em funcionamento desde janeiro de 2008, o Programa Ciclista Trensurb conquistou a simpatia de todos os seus usuários, em especial daqueles que usam suas bicicletas para o lazer ou trabalho que passaram a poder transportar suas bicicletas no metrô gaúcho. Há horários específicos para o ingresso de usuários com bicicletas durante os dias úteis, de segunda-feira a sábado, fora da faixa de movimento dos picos da manhã e tarde, quando se torna desconfortável este deslocamento. Por outro lado, durante os domingos e feriados, a Trensurb ampliou para todo o dia a possibilidade dos usuários transportarem suas bicicletas no metrô.

- O participante poderá mostrar as diversas iniciativas da Trensurb para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tais como, elevadores e rampas de acesso às estações e plataformas; sanitários públicos acessíveis e de uso gratuito, atendimento preferencial e, empregados capacitados para orientar pessoas com deficiência ou com qualquer tipo de restrição à mobilidade por motivos diversos, a permissão para o acompanhamento do cão-guia nos trens.

- Outras atividades da empresa também podem ser utilizadas para inspiração dos participantes; conheça todas as iniciativas sociais, culturais e educativas desenvolvidas pela Trensurb com o objetivo de participar do cotidiano de seus usuários, parceiros e comunidade em que está inserida. Certamente, você irá se surpreender e emocionar com a quantidade e intensidade de ações, promoções e espaços destinados a colaborar com o crescimento das pessoas com as quais a empresa tem contato.

Responsabilidade dos participantes

- O participante do concurso responsabiliza-se, perante a Trensurb, pela garantia do cumprimento das disposições legais em matéria de propriedade intelectual e de direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

- A fotografia deverá ser original e não poderá ter sido utilizada em outros concursos ou fins.

- Também não poderá, em qualquer caso, ser de carácter obsceno, vulgar, sexual, violento, perigoso, racista, xenófobo, contrário à ordem pública, ou que possa prejudicar o desenvolvimento de menores de idade, a dignidade das pessoas, estar defendendo qualquer tipo de crime ou, ainda, que tenha caráter político-social. Os participantes assumem total responsabilidade pelo conteúdo da foto que inscreverem nesta promoção.

- As fotografias inscritas passarão a integrar o banco de imagens da Trensurb, sem caráter de exclusividade, podendo o participante utilizá-las como bem lhe convier para outras finalidades.

- Ao realizarem a inscrição, os participantes automaticamente autorizarão a Trensurb, sem qualquer ônus e por prazo indeterminado, a expor os seus trabalhos em qualquer meio de comunicação e redes sociais, bem como a sua eventual difusão e reprodução em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outros, renunciando a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra natureza, sendo vedada qualquer utilização das fotos com finalidade lucrativa. A Trensurb compromete-se a mencionar sempre o nome do (a) autor (a) das fotografias nas utilizações que delas venha a fazer.

- Os participantes, ao se inscreverem, aceitam automaticamente todas as condições previstas neste Regulamento da ação cultural de fotografia amadora comemorativa aos 33 anos de operação da Trensurb e de 12 anos da Galeria Mario Quintana.

Categorias de Participação

O Concurso contempla as duas categorias abaixo:

- Categoria fotógrafo empregado da Trensurb e/ou de empresa prestadora de serviço à Trensurb.

- Categoria fotógrafo usuário da Trensurb.

O participante poderá se inscrever em apenas uma das categorias listadas acima.

Etapas de Avaliação

Etapa 1 – Verificação da Conformidade com o Regulamento – um grupo fará uma pré-seleção das fotografias inscritas para avaliar, exclusivamente, a conformidade das mesmas com o presente regulamento. As fotografias em desacordo com as regras serão desclassificadas.

Etapa 2 - Comissão Julgadora – O julgamento das fotos será realizado por uma Comissão Julgadora composta por profissionais indicados pela Trensurb.

Serão escolhidas dez (10) fotos entre as inscritas na Categoria empregado da Trensurb e/ou de empresa prestadora de serviço à Trensurb e dez (10) fotos entre as inscritas na Categoria usuário da Trensurb.

Os critérios de avaliação adotados pela Comissão Julgadora serão:

- Aderência ao tema proposto;

- Originalidade;

- Qualidade da fotografia;

- Emoção captada pela foto;

A Comissão Julgadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso.

O julgamento será realizado entre os dias 29/01/2018 a 05/02/2018

- Etapa 3: Votação Popular

As vinte (20) melhores fotos escolhidas pela Comissão Julgadora - 10 da categoria empregados + 10 da categoria usuários - serão postadas na página oficial da Trensurb no Facebook dentro do seu respectivo álbum, “categoria empregado da Trensurb e/ou de empresa prestadora de serviço à Trensurb” e “álbum categoria usuário da Trensurb”, sendo assim submetida à votação popular através da quantidade de curtidas que cada uma das fotos receberem.

Serão escolhida seis (6) fotografias vencedoras da votação popular em cada categoria: empregados e usuários.

A votação popular ocorre entre os dias 09/02/2018 a 23/02/2018.

Premiação

Serão premiadas as fotos e respectivos autores com:

- As doze (12) fotografias na Etapa Popular (as seis mais “curtidas” em cada categoria) farão parte de uma exposição na Galeria Mario Quintana e serão publicadas na página oficial da Trensurb no Instagram.

- Certificado de reconhecimento da Trensurb para as vinte (20) fotos selecionadas pela Comissão Julgadora e para a foto vencedora de cada categoria, escolhida pela votação popular (“mais curtidas”);

- Divulgação das fotos selecionadas em todas as redes sociais e outros canais de comunicação da Trensurb.

- Eventualmente, a Comissão Julgadora poderá conceder menções honrosas além das distinções principais descritas acima.

Considerações Finais

- Não poderão concorrer os membros do grupo de seleção e da Comissão Julgadora.

- Eventuais despesas referentes ao envio da foto e quaisquer outras necessárias para a participação no concurso correrão por conta dos próprios inscritos.

- Os casos não previstos por este regulamento serão discutidos e acordados pela Comissão Julgadora, quando for o caso.

- A participação neste concurso implica na aceitação integral e incondicional das regras presentes neste regulamento.

----------

Anexo 1

Ação cultural de fotografia amadora comemorativa aos 33 anos de operação da Trensurb e 12 anos da Galeria Mario Quintana

Informações a serem enviadas por e-mail para a inscrição

· Nome Completo:

· RG:

· CPF:

· Data de nascimento (dia/mês/ano):

· Endereço:

· Cidade:

· Estado:

· CEP:

· Telefone fixo:

· Telefone celular:

Categoria – Escolha apenas uma delas:

(  ) CATEGORIA FOTÓGRAFO EMPREGADO DA TRENSURB e/OU DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO À TRENSURB.

(  ) CATEGORIA FOTÓGRAFO USUÁRIO DOS TRENS DA TRENSURB

· Título da Foto:

· Local da Foto:

· Data da Foto: 

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000