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Sobre a Ouvidoria

O que é a Ouvidoria?

• Representante do usuário na instituição.

• Orientador quanto aos direitos e deveres do cidadão.

• Mediador de conflitos.

• Agente de melhoria de gestão.

 

Atribuições da Ouvidoria

• Receber denúncias, reclamações, elogias, comentários e sugestões dos usuários, analisá-los e propor soluções dos casos, visando o aprimoramento do processo de prestação do serviço público.

• Buscar a satisfação dos usuários dos serviços da Trensurb.

• Representar os interesses do cidadão na instituição.

• Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados.

• Informar o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da empresa sobre os indicativos de insatisfação dos usuários.

• Funcionar como instrumento de interação entre a Trensurb e o ambiente externo.

• Manter sigilo dos manifestantes quando solicitado.
 

Como a Ouvidoria trabalha

Ao ser acionada, a Ouvidoria registra e analisa a manifestação. Encaminha e solicita ao responsável pelo problema esclarecimentos e/ou adoção de providências, buscando resolução no menor tempo possível.

Além disso, a Ouvidoria:

• acompanha o andamento das manifestações;

• dá resposta a cada uma delas;

• contribui para a melhoria dos processos institucionais.

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