O projeto Historiando nasceu em junho de 2017, fruto de parceria entre a Trensurb, o Sesi-RS e o Banco de Livros. Por meio dele são realizados encontros de mediação de leitura nas unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos.
As atividades acontecem de março a novembro, com recesso no mês de julho, nas Estações Mercado ou Novo Hamburgo, e são destinadas a escolas da rede pública municipal e estadual, ou entidades assistenciais e/ou sem fins lucrativos.
Além do incentivo ao gosto e ao hábito da leitura, a ação proporciona, para muitos dos participantes, o primeiro contato com o sistema metroviário. Ao todo, já foram mais de 600 jovens impactados.
• O formulário para solicitação de participação (clique aqui para acessar) deve ser preenchido e enviado para o e-mail sgecin@trensurb.gov.br, assinado pelos responsáveis por acompanhar o grupo durante as atividades com, pelo menos, vinte (20) dias de antecedência. Esse prazo começa a contar a partir do recebimento do formulário corretamente preenchido e assinado.
• Todas as orientações têm como principal objetivo prezar pela segurança dos participantes e pela qualidade da atividade. O não cumprimento de alguma delas impede a participação
• Será realizada mediação de leitura para, no máximo, 25 crianças por edição. É necessário ter um(a) professor(a) para cada 15 alunos(as).
• As atividades do Historiando acontecerão nas quartas e quintas-feiras, nas segundas e últimas semanas de cada mês, às 14h30, entre os meses de março e novembro, conforme disponibilidade em agenda.
• A participação é exclusiva para escolas da rede pública municipal e estadual ou instituições assistenciais e/ou sem fins lucrativos.
• A atividade pode durar de 30 minutos a 1 hora.
• Escolas dos municípios de Porto Alegre e Canoas participam da atividade na Estação Mercado. Escolas dos demais municípios atendidos pelo metrô (Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo) participam da atividade na Estação Novo Hamburgo.
• Na estação de embarque, o responsável pelo grupo deverá se dirigir a um funcionário da Trensurb, próximo ao bloqueio, para que possa ocorrer a entrada no sistema metroviário de forma a não prejudicar a viagem dos demais usuários do metrô.
• Os funcionários que acompanharão as turmas seguem orientações de segurança ao adentrar o sistema, assim, é imprescindível a atenção dos professores para seguir tais normas.
• Deverá haver professores em número compatível ao de estudantes. Do contrário, a atividade poderá não ser realizada, casa seja iminente o risco à segurança das crianças. Os professores deverão conduzir o grupo conforme as orientações da Trensurb.
• Não haverá custo algum para o transporte das crianças, exceto o deslocamento do grupo até a estação e posterior retorno para a escola/instituição.
• Não será realizada mudança do itinerário no ato do acompanhamento. Caso a escola resolva por qualquer mudança durante o percurso, a mesma se responsabilizará pelos eventuais custos da viagem e da organização do novo trajeto.
• Toda movimentação ocorrida nas estações, plataformas e no interior dos trens é previamente comunicada ao Centro de Controle Operacional, que mantém comunicação com os operadores de trens (pilotos) e com as estações. Dessa forma, pretendemos estabelecer um ambiente ainda mais seguro para a viagem do grupo. Para que todos estejam cientes da situação, é imprescindível que os horários e estações combinados e assinalados neste formulário sejam respeitados, o que justifica a importância de recebermos a solicitação com tempo hábil para realizar os procedimentos necessários.
• A desistência na realização da atividade programada deverá ser informada pelo telefone (51) 3363-8113 e pelo e-mail sgecin@trensurb.gov.br.
• A desistência não informada previamente implicará em restrições para novas solicitações, que só poderão ser realizadas no próximo semestre ou conforme disponibilidade da agenda de marcações.
• A Trensurb possui autonomia para cancelar qualquer atividade que não contemple as normativas estabelecidas.