A Linha Férrea

A via permanente (linha férrea), possui duas vias principais V1 e V2, em bitola de 1,60 m, com faixa de domínio totalmente segregada, com 31,7 km de extensão em superfície (trecho da Estação Mercado à Estação Unisinos) e 7,3 km em elevado (trecho da Estação Unisinos à Estação Santo Afonso), totalizando mais de 80 km entre linhas principais, pátios e desvios, com as seguintes características.

Trecho em superfície: Mercado-Unisinos:

  • Trilhos TR-57 (AREA 115), 57 kg/m, soldados continuamente por processo aluminotérmica.
  • Dormentes de concreto bibloco RS e dormentes de madeira de lei em AMV's (Aparelhos de Mudança de Via) e curvas de raio inferior a 250 m.
  • Fixações elásticas S.75 nos dormentes de concreto e clips com placa Pandrol e tirefonds nos dormentes de madeira.
  • Sublastro em pedra britada graduada, espessura de 15 cm sobre terrapleno, com imprimação asfáltica.
  • Lastro de pedra britada padrão, espessura mínima de 30 cm sob dormentes
  • Aparelhos de Mudança de Via padrão A.R.E.A. 1:14 otimizado e 1:10 com agulhas retas e A.R.E.A. 1:16 com agulhas curvas.
  • Juntas isolantes coladas de 6 furos
  • Lubrificadores de trilhos mecânicos e hidráulicos
  • Raio mínimo de curva horizontal 166m
  • Raio mínimo de curva vertical 3.000m
  • Rampa máxima 2.5%
  • Superelevação máxima 160mm
  • Carga axial permitida 22 t/eixo

Trecho elevado: Unisinos-São Leopoldo

Trilhos TR-57
Via com fixação direta no concreto, sistema LVT (Low Vibration Track), de baixa vibração e ruído, onde os dois blocos de concreto de fixação dos trilhos ficam inseridos em nichos do concreto da sobrelaje do viaduto, envoltos por galochas de borracha, sobre palmilhas microcelulares amortecedoras.
Aparelhos de Mudança de Via padrão U.I.C. 1:9,3 raio 330m, fixados diretamente no concreto com placas de apoio, palmilhas resilientes, chumbadores e fixações elásticas SKL.
Lubrificadores eletrônicos de trilhos com baterias carregadas por sistema de energia solar.

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