Home Página Inicial > Ações > Culturais > Painel Epopéia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha

Painel Epopéia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha

O painel Epopéia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha, do artista bageense Danúbio Gonçalves, está localizado na Praça Revolução Farroupilha, espaço cultural junto aos acessos da Estação Mercado da Trensurb, construído, com parceria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, durante a execução do projeto de revitalização e adequação à legislação de acessibilidade da estação terminal do metrô gaúcho. Inaugurado com a praça, em dezembro de 2008, o painel é composto por 555 lajotas e porcelanatos em uma extensão de 16,5 metros de largura por três metros de altura. A pintura dos porcelanatos foi feita manualmente, com uma tinta importada da Alemanha em tom de azul.

O painel retrata o contexto cronológico da Revolução Farroupilha. São personagens e frases retratando as diferentes fases do conflito. O lado esquerdo da obra começa mostrando as Missões de Sepé Tiaraju, passa pela luta entre os espanhóis e os índios guaranis, por Garibaldi, pelos Lanceiros Negros, pela proclamação da República Rio-Grandense e finaliza com Bento Gonçalves.

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000