Home Página Inicial > Serviços > Estações e sistema

Estações e sistema

A Linha 1 da Trensurb atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre.

O sistema possui uma extensão total de 43,8 km, entre a Estação Mercado, em Porto Alegre, e a Estação Novo Hamburgo, no município de Novo Hamburgo.

Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,7 km em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 12,1 km em elevado, com parte inferior totalmente urbanizada, bitola com 1,60m de largura.

As 22 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km , possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados.

Os sistemas de sinalização da via e dos trens, juntamente com o Centro de Controle Operacional, permitem a circulação de 20 composições por hora, em cada sentido. A sinalização é dotada de equipamentos necessários para controlar o movimento dos trens em condições de segurança, mediante o Sistema de Controle de Tráfego Centralizado (CTC), "Cabsignal" (CS), Controle de Velocidade dos Trens (ATC) e de Parada Automática dos Trens (ATS).

A rede aérea de energia de tração dos trens, em 3.300 volts de corrente contínua, é alimentada pelo conjunto de cinco subestações de tração com 3 cabines de seccionamento e paralelísmo e 2 cabines de paralelismo.

A frota é composta por 25 Trens Unidades Elétricas (TUEs), cada um com quatro carros, em aço inoxidável, com ótima iluminação interna, sistema de ventilação e exaustão. A capacidade de passageiros sentados é de 228 e 853 em pé, totalizando 1.081 passageiros, na taxa de 5,4 pessoas em pé/m².

Nas condições atuais, a capacidade máxima de oferta de serviço é de 21.600 passageiros/hora/sentido.

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000