Cart√£o SIM

INTEGRAÇÃO COM TRI E TEU

O SIM funciona totalmente integrado ao TRI, sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre. Os cartões de ambos os sistemas podem ser utilizados no metrô, nos ônibus da capital e nas linhas integradas ao trem da Vicasa, em Canoas. Para saber mais a respeito da integração entre SIM e TRI, clique aqui.

Todas as estações da Trensurb aceitam o cartão TEU. No município de Canoas, é possível efetuar integração com os ônibus das empresas Vicasa e Sogal, com direito a desconto na tarifa, utilizando-se o TEU. Para mais informações, clique aqui.

SIM PASSAGEM ANTECIPADA E SIM IDOSO

O cadastramento dos usuários da passagem unitária interessados em adquirir o cartão SIM Passagem Antecipada acontece nos quiosques das estações Mercado, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso (das 10h às 20h) e na Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai, 45, centro de Porto Alegre (das 8h30 às 17h30). A retirada do cartão pode ser feita em qualquer estação do metrô, conforme for solicitado no momento do cadastramento.

O cadastramento de idosos com 65 anos ou mais, para confecção do cartão de isenção SIM Idoso, disponível desde 2010, ocorre nos mesmos locais.

Os documentos necessários para a confecção dos cartões são: carteira de identidade e CPF.

Mais informações: pelos telefones 3027-9959 (EPTC) e 3363-8477 (Trensurb) ou através do site www.tripoa.com.br.

SIM VALE-TRANSPORTE

O cartão SIM Vale-Transporte é destinado aos trabalhadores que utilizam o metrô para se deslocar entre casa e trabalho. O pedido e o cadastramento pode ser feito pelo empregador através do site www.tripoa.com.br. Além de trazer mais facilidade, o cartão SIM integra a Trensurb com os sistemas de transporte coletivo de Porto Alegre e Canoas. O trabalhador pode usar os ônibus e o trem metropolitano com apenas um cartão, TRI ou SIM.

SIM UNITÁRIO EM TODAS AS ESTAÇÕES

Avançando na ampliação do uso da bilhetagem eletrônica em todo o seu sistema, a Trensurb implanta o cartão SIM Unitário – substituindo o bilhete unitário de papel – em todas as suas estações.

O SIM Unitário tem o mesmo valor do atual bilhete, de R$ 1,70. O novo dispositivo permite maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões serão reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal.

O usuário adquire o SIM Unitário nas bilheterias da estação, normalmente, assim como ocorre com o bilhete unitário. No momento da venda, o cartão é validado para que possa ser utilizado nos bloqueios (devidamente identificados) da estação. O usuário deverá inserir o seu cartão na fenda do validador. Após a leitura do cartão, o sistema efetuará o débito do valor da passagem, recolherá o cartão para o cofre interno e liberará o bloqueio para transposição do usuário.

Os cartões terão validade até o final da operação do dia seguinte à compra. Assim, um cartão adquirido, por exemplo, às 15h de uma segunda-feira poderá ser utilizado até as 23h20 da terça-feira. Caso o prazo de validade do cartão tenha expirado, o usuário poderá efetuar a devolução da unidade para a bilheteria e receber, em troca, R$ 1.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Cartão SIM

1)
O que é o cartão SIM?
O SIM é o cartão do sistema de bilhetagem eletrônica da Trensurb. O lançamento do sistema ocorreu no dia 7 de dezembro de 2009 com o início do cadastramento para usuários da passagem antecipada. Em novembro de 2010 iniciou o cadastramento de idosos com mais de 65 anos e a integração entre o TRI e o SIM para os passageiros com esse perfil. No dia 1° de julho de 2011, foi lançado o cartão SIM Vale-Transporte. Esse cartão substitui o bilhete de vale-transporte do trem e o bilhete de integração do trem com os ônibus de Porto Alegre. Os bilhetes integração com outras cidades (vale-transporte e passagem antecipada) e o bilhete unitário continuam existindo até serem substituidos gradativamente pelo cartão. Atualmente, somente as estações Rodoviária e Unisinos ainda comercializam os bilhetes unitários de papel.

2) Quando o sistema de bilhetagem eletrônica estiver totalmente implantado, o sistema de bilhetes será excluído ou as pessoas ainda poderão adquirir bilhetes?
Os bilhetes serão excluídos gradualmente.

3) Como é feito o cadastramento dos usuários de vale-transporte?
Para fazer o cadastramento da empresa e dos funcionários o empregador deve acessar o site do TRI. Os dados obrigatórios para o cadastramento são:

Empregador: CNPJ, razão social, senha (a ser definida pelo empregador), inscrição estadual/municipal, e-mail, telefone, endereço, local de retirada dos cartões.

Funcionários: nome completo, CPF, nome da mãe completo, data de nascimento, sexo, endereço.

4) Empregador pessoa física também pode fazer o cadastro para o vale-transporte?
Sim. Há a opção de se cadastrar como empregador pessoa física ou jurídica. Para se cadastrar como empregador pessoa física são necessários os seguintes dados: CPF, nome, senha (a ser definida pelo empregador), e-mail, telefone, endereço, local de retirada dos cartões.

5) O cadastramento para vale-transporte pode ser feito em outro lugar além do site?
Para empregadores que têm até 15 funcionários o cadastro também pode ser feito nos seguintes locais:
- Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (Rua Uruguai, 45 – Centro), de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- ATP (Av. Protásio Alves, 3885), de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

6) Em quanto tempo o cartão de vale-transporte fica pronto e onde deve ser retirado?
O cartão fica pronto em até 7 dias úteis após a solicitação da impressão. A retirada deve ser feita no local escolhido no momento do cadastramento, que pode ser qualquer uma das estações do metrô.

7) Como é feito o pedido de créditos para o cartão SIM Vale-Transporte dos funcionários?
O empregador deve acessar o cadastro da empresa. Para isso, deve entrar no site www.tripoa.com.br, acessar a opção “vale-transporte” e digitar usuário e senha.  Após fazer o pedido de créditos, deve imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento em até 10 dias. Os créditos ficarão disponíveis para o funcionário em até 4 dias úteis após a confirmação do pagamento.

8) Como é feita a recarga do SIM Vale-Transporte?
O funcionário receberá a recarga quando passar o cartão no bloqueio do trem ou no validador do ônibus. A recarga ficará disponível em até 4 dias úteis após a confirmação do pagamento dos créditos.

9) A empresa que possui cadastro no TRI precisa fazer um novo cadastro no SIM?
Não é necessário. É preciso apenas confirmar os dados. Quando o empregador acessar a página de cadastramento e colocar o nome da empresa, o sistema verificará que já existe cadastro e solicitará somente a confirmação dos dados.

10) Quem já possui um cartão TRI de Vale-Transporte ou de Passagem Antecipada precisa ser cadastrado no SIM?
Não precisa. O empregador apenas confirmará os dados do funcionário e fará o pedido de créditos para o cartão que ele já possui.

11) Quem já possui um cartão TRI Escolar precisa ser cadastrado no SIM?
Não é necessário fazer um novo cadastro. Apenas confirmar os dados e solicitar a impressão de um cartão de vale-transporte. É importante ressaltar que o cartão escolar não recebe créditos de vale-transportee não pode ser utilizado no trem (exceto se o cartão possuir créditos de passagem antecipada). Sendo assim, o funcionário que possui um cartão TRI Escolar, deverá ter também um cartão de vale-transporte.

12) Quem já possui um cartão SIM Passagem Antecipada poderá ter um cartão SIM Vale-Transporte?
Sim. A pessoa deverá adquirir um cartão de vale-transporte, pois o cartão SIM Passagem Antecipada não comporta créditos de vale-transporte. Porém, o cartão SIM Vale-Transporte aceitará créditos de passagem antecipada.

Resumindo: quem possuir um cartão de vale-transporte e desejar obter créditos de passagem antecipada, poderá fazer a recarga no próprio cartão de vale-transporte.

13) Quais são os benefícios para o empregador e para o funcionário na aquisição do cartão SIM Vale-Transporte?
O processo de compra dos créditos é mais prático e seguro porque pode ser realizado pela Internet, e o funcionário faz a recarga no momento em que utiliza o cartão no bloqueio do trem ou no validador do ônibus. Além disso, terá desconto de 10% para quem utiliza ônibus e trem.

14) Como é feita a recarga do cartão SIM Passagem Antecipada?
A compra de novos créditos e a recarga dos créditos do cartão podem ser realizadas nas bilheterias da Trensurb, no horário de funcionamento do metrô, das 5h às 23h20, em todos os dias da semana. A compra e recarga também podem ser realizadas na Central de Atendimento da EPTC (Rua Uruguai, 45), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Integração TRI e SIM

15)
Como está o processo de integração entre ônibus e trem?
Com a implantação do cartão SIM para idoso em novembro de 2010 teve início a integração entre o cartão SIM e TRI. O usuário acima de 65 anos que tem um cartão TRI para idoso pode utilizá-lo no trem. E o usuário que tem um cartão SIM para idoso pode utilizá-lo nos ônibus de Porto Alegre. Desde julho de 2011, todos os usuários do TRI passagem antecipada e do TRI vale-transporte podem utilizar o cartão no trem. E todos os usuários do SIM Passagem Antecipada e do SIM Vale-Transporte podem utilizar o cartão nos ônibus de Porto Alegre. Os cartões SIM e TRI também podem ser utilizados nas linhas de Canoas integradas com a Trensurb, operadas pela Vicasa.

16) Como fica a cobrança da passagem, já que o trem e o ônibus possuem tarifas diferentes?
É descontado o valor referente ao transporte utilizado. Se a pessoa utilizar trem, será descontado R$ 1,70. Se a pessoa utilizar ônibus, será descontado R$ 2,80.

17) Quem utiliza ônibus e trem terá algum desconto?
Sim. O passageiro terá 9,89% de desconto sobre o valor total das duas passagens. Funcionará da seguinte forma: ao embarcar em um ônibus o passageiro pagará o valor integral da tarifa do ônibus, R$ 2,80. Em seguida, ao embarcar no trem, dentro do tempo da integração (em até 30 minutos após descer do primeiro coletivo), o passageiro pagará R$ 1,25. Sendo assim, o desconto ocorre no segundo transporte. Na volta, acontece da mesma maneira. Ao embarcar no trem, o usuário pagará o valor integral desse modal, R$ 1,70.  Ao embarcar no ônibus, dentro do tempo da integração, o usuário pagará R$ 2,30. Nas duas situações, são 45 centavos de desconto.

Valor integral da tarifa do ônibus: R$ 2,80

Valor integral da tarifa do trem: R$ 1,70

R$ 2,80 + R$ 1,70 = R$ 4,50

10% de desconto sobre esse valor dá R$ 0,45.

R$ 4,50 – R$ 0,45 = R$ 4,05


18) O que é o tempo da integração?
O tempo da integração é de no mínimo 30 minutos, ou seja, ao desembarcar do primeiro coletivo, o passageiro tem pelo menos 30 minutos para embarcar no próximo.

19) Como é feito o cálculo do tempo da integração?
Referente ao trem, o cálculo do tempo da integração é feito com base no tempo máximo de trajeto do trem, somado ao tempo máximo de intervalo entre um trem e outro, garantindo que o usuário, independente de onde desembarcar, tenha ao menos 30 minutos para embarcar em um ônibus de Porto Alegre.

Referente ao ônibus, o cálculo do tempo da integração é baseado no tempo total do trajeto de cada linha (está registrado no sistema), em condições normais de trânsito. Para usufruir a integração, o passageiro terá ao menos 30 minutos, após o desembarque do ônibus de Porto Alegre, para utilizar seu cartão no bloqueio de uma das estações da Trensurb.

20) Quem tem cartão TRI escolar poderá utilizar no trem?
O estudante só poderá utilizar o TRI escolar no trem se houver créditos de passagem antecipada no cartão. Será descontado o valor integral da tarifa do metrô, de R$ 1,70. Não é possível utilizar créditos escolares no trem, pois o benefício da meia tarifa para os estudantes é referente a uma lei municipal, válida, portanto, apenas para os ônibus de Porto Alegre. A integração entre ônibus e trem é só para quem tem cartão TRI ou SIM com créditos de vale-transporte ou passagem antecipada.

21) O cartão TRI escolar dá direito ao desconto de integração?
Não é possível usufruir o desconto com créditos escolares, apenas com os cartões de vale-transporte e passagem antecipada.

22) Referente aos idosos, por que apenas os que têm acima de 65 anos fazem a integração? E os idosos que possuem o TRI, mas têm entre 60 e 64 anos?
A isenção no trem para idosos acima de 65 anos corresponde a uma lei federal. A isenção nos ônibus para idosos de baixa renda, residentes em Porto Alegree com idade entre 60 e 64 anos corresponde a uma lei municipal. São leis diferentes. Sendo assim, somente os usuários do TRI que possuem mais de 65 anos têm isenção no trem e podem utilizar o seu cartão TRI para embarque. Os usuários do TRI que tem entre 60 e 64 anos não tem isenção no trem e não podem utilizar o seu cartão TRI para embarcar.

23) O cartão TEU! pode ser utilizado nas estações da Trensurb?
Sim, todas as estações da Trensurb aceitam o cartão TEU! No município de Canoas, é possível efetuar integração com os ônibus das empresas Vicasa e Sogal com o TEU!

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