Home Página Inicial > Ações > Culturais > Mural Clébio Sória

Mural Clébio Sória

Botão Anterior
Botão Próximo
Botão Fechar
Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria

A História e o Folclore do Rio Grande do Sul à vista do povo

De frente para a Avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre, ao lado da Praça Revolução Farroupilha, onde está situada a Estação Mercado da Trensurb e voltado para o Mercado Público da Capital, a população que circula na região pode apreciar um dos maiores murais artísticos da cidade: são 450 m², dividido em 17 painéis, retratando a História e o Folclore do Rio Grande do Sul.

Nos painéis do artista plástico Clébio Sória, pintado entre março e setembro de 1986, quando das comemorações do primeiro ano de funcionamento do Metrô gaúcho, estão presentes os Charruas – os primeiros donos dos Pampas –, o mártir missioneiro Sepé Tiarajú, o navio “com rodas” conduzido por Garibaldi, os exércitos Farroupilha e Imperial prestes a se engalfinharem, a agonia da Negrinho do Pastoreio sobre um formigueiro...

A obra foi patrocinada, na época, pelo Banco Nacional e recebeu tratamento de restauração em 2000, através da especialista Leila Sudbrack, com os custos cobertos pelas empresas Gerdau e Sultepa.

 

O Artista e o seu trabalho

O bageense Clébio Sória, nascido em 1934 e falecido em 1989, formou-se pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Trabalhou nas paredes da Estação Mercado durante seis meses, de abril a setembro de 1986. Mesmo enfrentando o calor, a chuva, o frio e, também a poluição, Sória não reclamava das condições adversas para trabalhar: “Ter o trabalho visto pelo povo é a maior compensação que um artista tem, independente do ganho. Se faz arte para isso. Do homem para o homem”, declarou à imprensa na época.

Outros painéis de Sória podem ser vistos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, nas sedes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e da Companhia União de Seguros Gerais.

Em 1993, o artista foi homenageado com a inauguração da Avenida Cultural Clébio Sória, espaço cultural situado no saguão de entrada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre.


Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000