Home Página Inicial > Ações > Culturais > Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos - Mercado e Novo Hamburgo

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos - Mercado e Novo Hamburgo

Botão Anterior
Botão Próximo
Botão Fechar
Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria

Clique aqui para consultar o acervo da biblioteca

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) é uma biblioteca criada e mantida pela Trensurb desde dezembro de 2008. Sua unidade original está localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, contando também com uma área para exposições fotográficas e artísticas. Em março de 2019, foi inaugurada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h.

Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

O acervo do EMLsT conta com mais de 7,4 mil livros (dos quais, cerca de 1,2 mil estão na unidade Novo Hamburgo) dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Com 5,9 mil sócios, o espaço já contabiliza mais de 67 mil empréstimos. A unidade na Estação Mercado possui ainda uma área para exposições fotográficas ou artísticas (utilize o menu à esquerda para saber mais sobre as exposições que estiveram ou estão no local).

Em abril de 2010, o espaço recebeu o título de “Biblioteca do Ano 2009", em evento realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro. A homenagem é realizada anualmente como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco.

No mês de outubro de 2014, foi a vez da Trensurb receber o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), pela apresentação do case do espaço multicultural. O reconhecimento é dado a instituições públicas e privadas que se esforçam no desenvolvimento de projetos que beneficiam comunidades externas à empresa.


Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000