Home Página Inicial > Ações > Culturais > Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos - Mercado e Novo Hamburgo

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos - Mercado e Novo Hamburgo

Botão Anterior
Botão Próximo
Botão Fechar
Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria

Clique aqui para consultar o acervo da biblioteca

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com uma unidade na plataforma de embarque da Estação Mercado e, desde março de 2019, uma unidade no saguão da Estação Novo Hamburgo. Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

O acervo do EMLsT conta com mais de 7,4 mil livros (dos quais, cerca de 1,2 mil estão na unidade Novo Hamburgo) dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Com 5,9 mil sócios, o espaço já contabiliza mais de 67 mil empréstimos. A unidade na Estação Mercado possui ainda uma área para exposições fotográficas ou artísticas (utilize o menu à esquerda para saber mais sobre as exposições que estiveram ou estão no local).

Em abril de 2010, o espaço recebeu o título de “Biblioteca do Ano 2009", em evento realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro. A homenagem é realizada anualmente como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco.

No mês de outubro de 2014, foi a vez da Trensurb receber o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), pela apresentação do case do espaço multicultural. O reconhecimento é dado a instituições públicas e privadas que se esforçam no desenvolvimento de projetos que beneficiam comunidades externas à empresa.

Desde 2017, o EMLsT faz parte do coletivo Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul. Criado em 2008, o coletivo busca promover a leitura como um direito social, por meio do fortalecimento de bibliotecas comunitárias situadas, em sua grande maioria, na periferia de Porto Alegre.


Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000