Notícias

LIVROS LIVRES: TRENSURB CELEBRA O DIA DA BIBLIOTECA COM AÇÃO DE COMPARTILHAMENTO DE LIVROS

160 livros foram distribuídos pelo interior de trens que partiam da Estação Mercado na tarde desta terça-feira (9).
09/04/2024

Em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, a Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres na tarde desta terça-feira (9), distribuindo 160 exemplares pelos assentos de dois trens que partiam da Estação Mercado. A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, buscando incentivar a leitura e divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela biblioteca do metrô.

O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado em 9 de abril por se tratar da data de publicação, em 1980, do Decreto Nº 84.631, que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, além do Dia do Bibliotecário.

Mariele Nunes, de 27 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação. Ela considera que a atividade alusiva ao Dia da Biblioteca é um importante ato de incentivo para que todos leiam, incluindo os mais jovens, de forma a contribuir no desenvolvimento da escrita e pessoal. “Ter a possibilidade de acessar a biblioteca é ótimo, pois, no dia a dia, nosso tempo é corrido, mas saber que o espaço vai estar ali já é um alívio, pois a leitura é muito importante”, afirma.

Maria Cleia Costa, de 64 anos, também esteve em um dos trens em que os livros foram compartilhados. Para ela, ir até uma biblioteca e retirar um livro proporciona a possibilidade de se sentir parte da história, experimentar aquilo que está sendo relatado. “É amor, é afeto, é poder tocar e compreender ainda mais a mensagem, ler é muito importante para a educação”, complementa.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Livros Livres

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .