Notícias

EM ATO DE POSSE, NOVOS DIRETORES DA TRENSURB DEFENDEM O TRANSPORTE PÚBLICO, ESTATAL E DE QUALIDADE

Fernando Marroni é o novo diretor-presidente da Trensurb, que também passa a ter Vanessa da Rocha como diretora de Administração e Finanças e Ernani Fagundes como diretor de Operações.
08/07/2023

Na manhã deste sábado (8), a Trensurb realizou solenidade de posse de sua nova Diretoria Executiva, no auditório da empresa, em sua sede em Porto Alegre. Assumem: como diretor-presidente, o ex-deputado e ex-prefeito de Pelotas, Fernando Marroni; como diretora de Administração e Finanças, Vanessa da Rocha; como diretor de Operações, Ernani Fagundes. Em seus discursos na ocasião, os novos diretores, bem como parlamentares presentes, defenderam a importância de um sistema de transportes público e de qualidade.

Em sua fala, o diretor-presidente Fernando Marroni saudou os presentes e fez um agradecimento especial aos seus familiares, incluindo a esposa Miriam, vereadora em Pelotas. Destacou as lutas das quais participou ao longo da vida, pela democracia e principalmente pelo meio ambiente, e que segue tomando parte delas pensando muito no futuro de seu neto de cinco anos. “E eu acho que isso tem muito a ver com esta empresa que nós, hoje, chegamos para ajudar na gestão, ajudar na política pública importante, que possa nos levar a contribuir com esse futuro, assim como vai contribuir para o futuro do meu neto e para o futuro de toda a humanidade”, afirmou, fazendo referência ao transporte limpo oferecido à população pela Trensurb. Dirigiu-se também aos trabalhadores da empresa ao falar que ouviu de ex-dirigentes – e também já pôde perceber no curto período em que está na estatal – que “o grande patrimônio dessa empresa está nos seus trabalhadores, no conhecimento acumulado e na experiência”. E que esse “patrimônio” é que manteve a satisfação dos usuários do serviço mesmo em períodos desafiadores e de poucos investimentos na Trensurb.

Marroni salientou também a relevância da modicidade tarifária no transporte público, instrumento fundamental, conforme ele, para a própria luta contra a desigualdade – grande compromisso do governo federal, ao qual a Trensurb está subordinada. “O trem pode contribuir muito pra isso. A concepção do nosso governo é cumprir a constituição. E o que está na constituição? O transporte é um direito de todos”, declarou. E definiu a empresa como uma ferramenta importante nessa luta: “Precisamos colocar essa ferramenta que temos à nossa disposição, hoje, em pé, em boas condições, com segurança para os nossos passageiros, com regularidade, pontualidade, conforto. É isso que nosso passageiro merece e precisa. Mas, pra isso, nós vamos ter que retomar os investimentos”. E isso, segundo o diretor-presidente, deve ser feito sempre com o compromisso com a sustentabilidade, tanto ambiental como econômico-financeira. Nesse sentido, ele defendeu que a Trensurb, por realizar transporte coletivo com energia renovável, deve entrar no mercado de créditos de carbono, monetizando as contribuições que gera para a sociedade e o planeta. Além disso, citou, como alternativas para ampliação da receita e redução de custos, a exploração do patrimônio imobiliário da empresa e a busca pela geração própria de energia.

O diretor-presidente ainda enfatizou a importância da inovação, da busca pela integração com outros modais e do apoio institucional do Governo do Estado, prefeituras e parlamentares, além de outros atores do setor de transportes. Destacou também alguns feitos nos primeiros seis meses do governo Lula, como a redução da inflação, a articulação para trazer investimentos externos ao país, a geração de empregos formais e o montante recorde para o financiamento do setor agropecuário. “Uns dizem que é sorte, mas isso tudo é trabalho”, afirmou Marroni, “e aqui queremos ter essa sorte de poder trabalhar muito para, em pouco tempo, poder recuperar a nossa Trensurb”. Ele concluiu seu discurso afirmando: “Eu tenho certeza que vamos conseguir melhorar cada vez mais a qualidade do serviço e vamos lutar pra ter custos baixos e poder oferecer modicidade tarifária. Sorte para todos nós. União e reconstrução: essa é a definição do que vai ser a nossa gestão”.

Nova diretora de Administração e Finanças da empresa, Vanessa da Rocha começou sua fala dizendo que sonhava em trabalhar no atual governo: “E hoje a democracia venceu e nós estamos aqui”. Agradeceu seus familiares, incluindo o pai, carteiro e sindicalista, e a mãe, dona de casa, além de esposo e filha. Saudou os presentes, entre eles, o deputado federal Luiz Carlos Busato, com quem trabalhou na administração municipal de Canoas, e também os empregados da Trensurb e entidades sindicais. “A nossa gestão quer colaborar na promoção do desenvolvimento e do aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Rio Grande do Sul”, afirmou Vanessa, além de “investir em novas tecnologias, melhorar os serviços à população e a integração entre os modos de transporte, a infraestrutura urbana e as diretrizes para as políticas públicas de modernização das cidades”. Ela afirmou o compromisso da nova Direção em contribuir na melhoria da mobilidade urbana das cidades e na qualidade de vida da população, em especial dos trabalhadores que acessam diariamente o metrô. E definiu ainda como objetivo da gestão: “Lutar e lutar muito por uma Trensurb pública e de qualidade, e uma gestão com o símbolo de união e de reconstrução”.

Por sua vez, o novo diretor de Operações, Ernani Fagundes, deu início a seu discurso homenageando a memória dos pais. Seu pai foi fiscal de trens da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e a mãe era dona de casa, tendo criado dez filhos. Ele homenageou também a esposa, empregada aposentada da Trensurb e, a seguir, agradeceu o governo federal pela escolha de um integrante do quadro da empresa para administrar a Diretoria de Operações. Ernani lembrou do que classificou como retrocessos nos últimos anos, no país e na Trensurb, e declarou: “Agora, sob liderança do presidente Marroni, com muita unidade, com a diretora Vanessa, iremos recuperar, não só a manutenção dos nossos equipamentos, como recuperar junto aos colegas o sentido de pertencimento, a autoestima e a perspectiva de um futuro, na empresa e da empresa”. O diretor, então, concluiu sua fala: “Convidamos a todos que venham, embarquem conosco nessa jornada, de união e de reconstrução, do nosso Brasil e da nossa Trensurb, porque, juntos, nós não vamos perder o trem”.

Também fizeram uso da palavra no ato de posse da Diretoria Executiva da Trensurb, os deputados federais Alexandre Lindenmeyer, Dionilso Marcon e Luiz Carlos Busato, além do deputado estadual José Nunes. Eles cumprimentaram e parabenizaram os novos diretores. Falaram dos desafios que os sistemas de transporte de massa, de maneira geral, têm enfrentado em todo o país e da busca por soluções. Identificaram a empresa como de grande importância para a mobilidade dos trabalhadores e colocaram-se à disposição para auxiliar a Trensurb. Busato, inclusive, ressaltou que é relator de projeto de lei que tramita na Câmara Federal e propõe alterações na Política Nacional de Mobilidade Urbana, em especial em relação à gestão dos transportes metropolitanos. Por isso, afirmou que deve manter contato próximo com a empresa metroviária a respeito desse tema. Os parlamentares destacaram ainda a importância de se defender o transporte público e o aumento dos investimentos no setor. Nesse sentido, Marcon e Lindenmeyer citaram também o encontro recente de deputados com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante o qual ele assumiu o compromisso do governo federal pela manutenção da Trensurb como empresa estatal, o que classificaram como uma grande vitória para os trabalhadores e a população de maneira geral.

Estiveram também presentes no ato de posse: o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello; o diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e ex-diretor-presidente da Trensurb, Francisco Hörbe; os ex-diretores-presidentes da Trensurb, Humberto Kasper e Marco Arildo Cunha; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande Do Sul, Anderson dos Santos; o representante dos empregados no Conselho de Administração da Trensurb, Leonardo Freitas; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Amilton Figueiredo; a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre, Tula Vardaramatos; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Francisco Jorge Vicente; o superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Nazur Garcia; empregados e gestores da empresa metroviária.

Os novos diretores

Fernando Marroni é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas e é servidor público federal da Universidade Federal de Pelotas. Foi deputado federal por quatro mandatos, deputado estadual por um e prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004. Na Câmara Federal foi titular da Comissão Especial da PEC 090/11, que introduziu, na Constituição, o transporte como direito social.

Já Vanessa da Rocha possui formação superior em Ciências Econômicas pela PUCRS e pós-graduação em Gestão Pública - Transparência e Controle Social pela Fundação La Salle. Foi secretária municipal da Fazenda e também de Planejamento e Gestão de Canoas. Ocupou ainda cargos de gestão na secretaria de Obras e na Casa Civil do Governo do Estado, além de diretorias na administração municipal de Viamão.

Ernani Fagundes é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Empregado da Trensurb desde 1985, ele já passou pelos cargos de diretor de Administração e Finanças, superintendente de Desenvolvimento Comercial e superintendente de Desenvolvimento e Expansão – quando foi um dos responsáveis por coordenar as obras de expansão da linha metroviária de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Também atuou nas prefeituras de São Leopoldo e Porto Alegre em funções de gestão de transporte e mobilidade.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .