Notícias

COM BLOCO DE CARNAVAL NO TREM, TRENSURB PROMOVE AÇÃO DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO

Atividade do último sábado (17) foi parte da campanha “Respeita as gurias na folia”, da ONG Themis, em parceria com a empresa metroviária e o bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só.
19/02/2024

No fim da manhã do último sábado (17), os carros de um trem que partiu da Estação Mercado – e foi até Novo Hamburgo e de volta a Mercado – receberam a alegria do Carnaval em uma ação da campanha “Respeita as gurias na folia”, da ONG Themis. A atividade no trem foi realizada em parceria com o bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, o Núcleo da Apoio à Diversidade (NAD) da Trensurb e o Setor de Responsabilidade Social da empresa metroviária. Enquanto o bloco animou a viagem do trem, as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC) da Themis entregaram aos usuários do metrô material informativo a respeito da prevenção e combate ao assédio e canais de denúncia e apoio, além de distribuírem preservativos.

“Entendemos que o Carnaval é uma festa popular para todas as pessoas e que a problemática do assédio contra mulheres durante esses festejos é um problema coletivo, que precisa ser pautado para toda a população”, afirma Laura Franco, membro do bloco Não Mexe Comigo. “Por isso, entendemos que a campanha ‘Respeita as gurias na folia’ precisa chegar no máximo de espaços possíveis e o trem é um local de bastante fluxo, que permite acessar outras camadas da sociedade”. O bloco, composto exclusivamente por mulheres, tem o combate ao assédio e à violência contra a mulher como uma de suas principais pautas. “O assédio no carnaval é uma pauta que essencialmente toca o bloco. Por isso, faz todo sentido para nós, enquanto coletivo, participar dessa construção por um carnaval e uma sociedade livre de assédio”, diz Laura.

Integrante do NAD da Trensurb, Ceniriani da Silva destaca a importância de ações como a realizada no sábado: “A prevenção ao assédio e a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres tem sido uma preocupação constante da Trensurb. Sabemos que no período do Carnaval, os casos aumentam e muitas pessoas utilizam os trens para participar das festividades”. Ela também avalia que a alegria e a animação trazidas pelo bloco tornam a atividade mais interessante e o público mais receptivo. Participante do programa JMC da Themis, Hellen Fonseca fala da reação dos passageiros à iniciativa: “Foi muito bonito ver as pessoas recebendo a ação com alegria e muita educação, aceitando os materiais informativos, perguntando sobre a campanha e se contagiando com a música”.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .