Notícias

CELEBRANDO OS POVOS ORIGINÁRIOS, TRENSURB RECEBE FEIRA DE ARTESANATO INDÍGENA

Atividade realizada nesta quarta-feira (10), na Estação Mercado, foi alusiva ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.
10/04/2024

Nesta quarta-feira (10), a Estação Mercado da Trensurb recebeu uma feira de artesanato indígena, atividade alusiva ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A proposta foi dar visibilidade à diversidade dos povos originários e valorizar as etnias nativas do Rio Grande do Sul. Dois estandes de representantes da etnia Kaingang expuseram pulseiras, colares, cestos e diversos outros artigos feitos à mão com materiais como sementes, penas e miçangas.

Uma das artesãs, Rosa Valdirene Riveira, comenta a importância da ação: “Eu gostei muito dessa oportunidade. Temos que mostrar que resistimos todos os dias, porque tem muita gente que fala que esse não é o nosso lugar, mas é sim. Onde quisermos colocar nosso artesanato, nós vamos colocar. Chegamos aqui primeiro e vamos batalhar para continuar aqui”. Responsável por um dos estandes, a artesã Teresinha Loureiro também falou de sua satisfação em expor seu trabalho no metrô: “Eu gostei de expor meus artesanatos aqui, fazia tempo que eu não colocava em um lugar com tanta gente e isso é importante, porque assim mais pessoas podem conhecer o meu trabalho”.

Originalmente, estava prevista a participação também de representantes das etnias Guarani e Charrua, porém eles não puderam comparecer à atividade.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .