Um viajante literário

No mês de dezembro, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) completou oito anos de funcionamento e promoveu a entrega do “Certificado de Amigo” para pessoas e instituições que prestaram apoio durante o ano – seja com a doação de livros, ações de promoção institucional ou participação das atividades. Entre os homenageados, Edson de Godoy recebeu o certificado por ser o leitor mais assíduo em 2016. No ano passado, retirou 54 livros e pretende ultrapassar essa quantidade em 2017.

Edson tem 67 anos, é paulista e atualmente mora em Novo Hamburgo, o que facilita a leitura durante suas viagens até Porto Alegre. É sócio da biblioteca desde abril do ano passado e, desde então, costuma pegar livros mais de uma vez por semana. Dos 54 títulos retirados, a maioria é de livros espíritas e de autoajuda. Sua escritora preferida é Zibia Gasparetto, autora de quatro dos 15 livros mais emprestados pelo EMLsT.

Ao ser convidado para a festa de aniversário do Espaço Multicultural, realizada no dia 19 de dezembro, Edson se sentiu lisonjeado e contou para os familiares que moram em São Paulo sobre o título de leitor mais assíduo. No evento, levou o filho e a esposa, que ficaram orgulhosos pela homenagem. “Fiquei muito feliz por receber o certificado e a minha família também. Todos me deram parabéns”, conta.

Quando perguntado sobre a importância da leitura nos dias de hoje, Edson mostra que para ele é mais que um passatempo, pois dessa forma adquire conhecimento. Mesmo antes de se cadastrar no EMLsT, já lia bastante e tem alguns livros em casa. Com bom humor, afirma que através da leitura é possível viajar para além das histórias. “Ler faz bem para a minha mente e com isso, faço várias viagens. Já fui para Paris, Veneza e ontem mesmo eu estava em Santos”, diz.

Além de ler, nas horas vagas Edson também gosta de cozinhar para a família. Tem dois filhos e é aposentado, mas utiliza o metrô de segunda a sexta, sempre visitando o espaço cultural para olhar a vitrine e escolher o próximo livro. Entre os que já leu, o que mais gostou foi O Violinista de Veneza, do escritor Roberto Freire Cabral. Fazendo jus a sua meta, ele foi o primeiro leitor a realizar empréstimo em 2017 e pretende ler 65 livros esse ano.  Atualmente, Edson está lendo Um Sopro de Ternura, de Marcelo Cezar, e quando acabar faltarão 63 para concluir o objetivo. Edson se despede para pegar o trem, mas já sabe quando vai voltar: “Até sexta”, adianta o viajante.

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de mais de 7 mil publicações de todos os gêneros para os mais de 4,6 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Interessados em efetuar o cadastro podem se dirigir até o espaço, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre. É necessário apresentar os originais do RG, CPF e comprovante de endereço. Não é preciso pagar qualquer tipo de taxa e o associado já pode retirar um livro no ato do cadastramento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3363-8707 ou pela página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *