Seguranças da Trensurb ganham medalhas de ouro em campeonato de jiu-jitsu

O Controlador de Segurança e instrutor no curso interno de defesa pessoal da Trensurb, Gilberto dos Santos, e seu aluno e também segurança da Trensurb, Peter Thomas Luz, foram premiados na primeira etapa da Copa Prime de Jiu-Jitsu.

Competindo pela Academia Gaba, na equipe do professor Alex Tchaka, os funcionários do Setor de Operações da empresa foram ao tatame no torneio realizado em São Leopoldo no último dia 12. Santos conquistou duas medalhas de ouro, nas categorias Master 4 e Absoluto. Thomas Luz também conseguiu uma medalha de ouro na categoria Absoluto e ainda ficou em segundo lugar na categoria NO-GI, que é uma modalidade em que os competidores não usam Kimono – traje esportivo usado pelos lutadores de jiu-jitsu – conquistando a medalha de prata. O segurança ainda chegou à medalha de bronze na categoria de Kimono no Absluto, respeitando peso e faixa, totalizando três medalhas.

Os campeões são aluno e instrutor no curso de defesa pessoal dos metroviários, que é baseado em artes marciais como o Muay Thai e o próprio jiu-jitsu. As aulas visam o aprimoramento das habilidades de ataque, defesa e imobilização dos agentes de segurança da Trensurb para qualificar a abordagem em casos específicos no sistema metroviário.

O programa de defesa pessoal faz parte de treinamento dos agentes, que ainda conta com técnicas de abordagem aos usuários do trem, o trabalho das relações humanas, atendimento ao público e treino de condicionamento físico e pessoal. Em atividade desde fevereiro de 2015, o curso de defesa pessoal já contou com a participação de cerca de 50 seguranças. Santos e Thomas também praticam jiu-jitsu na academia Gaba e as participações na Copa Prime foram suas primeiras como atletas profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *