Sapucaia do Sul: 55 anos de emancipação

Sapucaia do Sul teve origem com a chegada dos descendentes portugueses e açorianos, à Fazenda Sapucaia e ali fixaram moradia, tomando posse da terra com a Carta Sesmaria, em 1738. O local era distrito do município de São Leopoldo e conquistou vida administrativa própria em 1961, quando foi emancipada pelo então governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. A cada dia 20 de agosto é comemorada a vitória do plebiscito que resultou na emancipação política da cidade.

Parque Zoológico – BR-116, km 252

Um dos mais tradicionais pontos de lazer da Região Metropolitana está localizado em Sapucaia do Sul, trata-se do Parque Zoológico, nas margens da BR-116. É possível chegar até o local por meio da linha Comunidade 8, no terminal situado ao lado da Estação Sapucaia. A viagem de ônibus leva em média 25 minutos, mas que compensam por cada área do parque.

O zoológico é formado por uma área total de 780 hectares, sendo 620 pertencentes a Reserva Florestal Padre Balduíno Rambo e 160 hectares pelo zoológico propriamente dito. Abriga cerca de 130 espécies dentre aves, répteis e mamíferos, totalizando mais de mil animais nativos e exóticos. As áreas de recreação e lazer para adultos e crianças estão espalhadas pela estrutura do parque, possibilitando momentos ímpares durante o passeio. Visitação: de terça a domingo, das 8h30 às 17h. Consulte valores dos ingressos em: www.zoo.fzb.rs.gov.br/conteudo/2393/?Visita%C3%A7%C3%A3o.

 Operação do metrô na cidade

Em março de 1985, foi inaugurado o primeiro trecho da Trensurb, com 27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio. A Estação Sapucaia é a 5ª estação mais movimentada da Trensurb, registrando 2,1 milhões de pessoas transportadas no primeiro semestre de 2016. A Estação Luis Pasteur, também no município, recebeu 553.193 passageiros no mesmo período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *