Planejamento, organização e sistematização

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Planejamento (Sepla).

Quem faz? O Setor de Planejamento é composto por uma técnica em administração e dois administradores, incluindo a chefe do setor.

O que faz? A unidade está ligada à Gerência de Planejamento Corporativo (Gepla) que, por sua vez, é subordinada à Presidência da empresa. O Sepla trabalha de maneira integrada à Gepla e sua missão é atuar de forma a propiciar planejamento corporativo e análise de estratégias para diversos setores da Trensurb.

A chefe do setor, Priscila D’Avila, explica que o objetivo da área é, sobretudo, transitar entre os outros setores e prestar assessoria em relação a projetos, indicadores e projeções. Ela afirma, ainda, que a unidade está disponível para prestar auxílio a qualquer setor que necessite de organização estratégica através de ferramentas corporativas. O Sepla também realiza a elaboração de relatórios anuais, com os dados obtidos das diferentes áreas da empresa (Relatório da Administração, de Gestão, Prestação de Contas, entre outros que órgãos externos possam solicitar). “Nosso foco é para organizar, sistematizar, analisar e divulgar todas as informações gerenciais da empresa, tais como relatórios mensais e anuais, indicadores de desempenho, indicadores de acompanhamento do planejamento estratégico e outras informações afins”, sintetiza Priscila.

Como faz? Para atuar e assessorar os setores que necessitam de auxílio, o Sepla participa de inúmeras reuniões pela empresa. O objetivo é coletar informações necessárias e acompanhar indicadores dos respectivos setores para traçar a melhor estratégia possível. Algumas das principais ferramentas utilizadas para tal fim são a análise de dados por meio dos indicadores de gestão, em banco de dados unificado e com informações padronizadas, além de softwares para monitoria de processos e projetos. Todas as ações são realizadas a partir de apoio mútuo com a Gepla, que lança demandas e organiza parte dos trabalhos a serem realizados pelo Setor de Planejamento.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *