PERFIL: DAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO PARA A SEGURANÇA DO METRÔ GAÚCHO

Marílis Gonçalves da Silva Pereira tem 34 anos, é natural de Recife (PE) e mora atualmente em Porto Alegre. Graduada em Pedagogia na Universidade de Pernambuco (UPE), ela já trabalhou em três colégios particulares em Recife, como auxiliar de coordenação pedagógica e como coordenadora pedagógica. Em 2017, por meio de concurso público, ingressou na Trensurb, onde atua desde então como agente metroviária, na ocupação de segurança, no Setor de Operações (Seope). Marílis conta como é seu dia a dia na função: “Atuo nas estações mantendo a ordem, acompanhando deficientes até o trem ou saindo da estação, faço rondas noturnas e diurnas de viatura na área externa dos trilhos. Quando necessário, desço na via para retirada de objetos que os usuários deixam cair, dentre outras atribuições. Mas, no momento, estou fazendo serviço administrativo, cuidando do ponto eletrônico de todos os seguranças. Através do sistema TOVTS, eu verifico abonos, horas extras e faltas dos empregados e faço os ajustes necessários”.

Sobre a mudança da pedagogia para a segurança metroviária, Marílis afirma: “No começo, fiquei um pouco travada, pois eram situações bem adversas e totalmente diferentes das minhas vivências anteriores. Mas, com o passar do tempo, fui me familiarizando com as situações e rotinas das estações. A pedagogia me auxiliou muito no dia a dia do trem, pois precisamos atender os usuários com muita atenção e clareza nas informações”. Outra mudança drástica que ela enfrentou foi em relação ao clima. Acostumada ao calor em Pernambuco, a segurança teve que passar a enfrentar as baixas temperaturas do inverno gaúcho. “Vim morar aqui em junho de 2014 e estava muito frio na época”, relata. “Lembro que quando cheguei aqui estava dando 2ºC, quase morri de frio. Foi muito difícil no começo e não nego que ainda não me acostumei e ainda sofro muito com o frio daqui (risos)”.

Marílis diz que adora toda a rotina da segurança. “São atividades diversas e sempre estamos em movimento. Sou muito agitada e gosto de estar sempre em atividade”, justifica. “Quando estava atuando na linha, nas estações, gostava muito de acompanhar as pessoas com deficiência até o trem ou até a saída da estação. Gosto de acompanhar a torcida organizada também”, conta ela. Agora na área administrativa, a agente afirma: “Gosto de organizar minha rotina, manter sempre as coisas no lugar. Costumo organizar minha planilha com todas as informações dos empregados atualizadas para facilitar na hora de verificar no sistema”. A segurança diz que pretende seguir carreira na empresa e seu objetivo profissional no momento é ser aprovada para a progressão interna à ocupação de controle de segurança.

Mas nem só de trabalho vive Marílis. Em seu tempo livre, ela gosta de ir a praças e à orla do Guaíba com o filho Alberto, de cinco anos, para ele brincar e andar de patinete. Por conta da pandemia, no entanto, reduziu muito a frequência dos passeios e também das idas a restaurantes. Ela já tomou a vacina contra a Covid-19 e diz que foi uma sensação incrível: “Me senti muito feliz! Foi uma mistura de sentimentos: alívio, felicidade e tranquilidade. Minha mãe e meu irmão, que moram em Recife, também já se vacinaram”, relata. Além de sair para passear, ela também gosta de assistir séries – as preferidas são Brooklyn 99 e Lucifer. Recentemente, começou a fazer Pilates, atividade oferecida pela empresa, e diz estar “amando”. Sobre seus sonhos, ela diz que já realizou o maior de todos, que era o de ser mãe, mas gostaria de viajar pelo mundo algum dia.

Ao falar sobre a Trensurb, Marílis relembra como se sentiu ao receber a convocação para assumir o cargo e também como é feliz trabalhando na empresa: “Fiz o concurso em 2014, mas só fui chamada em 2017. Achei que não seria mais convocada, mas quando recebi a ligação do Sepes [Setor de Pessoal] fiquei muito feliz. A Trensurb é uma empresa muito boa de se trabalhar. Fiz muitos amigos aqui e fui muito bem acolhida pelos colegas em geral. Todo o esforço que o Seope faz para manter o trem andando e transportar os passageiros de maneira rápida e segura me deixa muito orgulhosa em fazer parte desta equipe”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *