Artur Colombo

Organização e controle

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Materiais (Semat):

Quem faz? O setor subordina-se, na ordem, à Gerência de Suprimentos e Apoio (Gesup) e à Diretoria de Administração e Finanças (Diraf). O quadro é de quinze empregados e dois estagiários no setor.

O que faz? É responsável pela programação, planejamento, controle e armazenagem do estoque de suprimentos de uso das diversas áreas da empresa, desde materiais de escritório até peças para a manutenção dos trens. São aproximadamente 17 mil itens cadastrados no SEMAT. A principais atividades são:

controle de tempo médio para reposição do material para estocagem;

emissão de Projetos Básicos de materiais de consumo mais frequente e de maiores valores financeiros, visando otimizar o melhor possível o orçamento disponível;

emissão de requisição de compras;

recebimento de materiais;

controle de qualidade e análise física e inicial do material recebido;

armazenagem do material recebido de acordo com a natureza e característica do item;

liberação do material de acordo com a previsão da UO.

Como faz? Através do sistema AX Dynamics e também de planilhas eletrônicas, verificando a o consumo realizado, estoque existente e previsão das UOs, cruzando com a programação de compra. Os maiores “clientes” do SEMAT, são:

SEOFI (Setor de Oficina);

SENERG (Setor de Energia);

SESIN (Setor de Sinalização);

SEVIP (Setor de Via Permanente e

CDM (Coord. Desenvolvimento de Manutenção – (AEROMOVEL)

Onde fica? O prédio fica localizado ao lado da portaria de veículos, próximo à Estação Anchieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *