Alto-falantes

Novo sistema de sonorização

Já está em funcionamento um novo sistema de sonorização das estações da Trensurb. Com ele é possível que o Centro de Controle Operacional (CCO) emita avisos sonoros diretamente nos alto-falantes de todas as estações ou direcione a mensagem a estações específicas. Além das mensagens em tempo real, também é possível programar a emissão de avisos automáticos em horários determinados. O antigo sistema contava somente com dispositivos locais nas estações.

Computador (segundo da esquerda para a direita) com software e microfone para envio de mensagens às estações

No CCO, computador (segundo da esquerda para a direita) com software e microfone para envio de mensagens às estações

O novo sistema foi desenvolvido por técnicos da Trensurb, utilizando software livre, praticamente não tendo custos. Técnico em eletrônica, Ricardo Riboldi participou da criação do sistema de sonorização. Ele conta que foi numa Expointer que a Estação Esteio recebeu um computador mais moderno para veicular mensagens locais, que também permitia uma conexão remota com o CCO assim como os das cinco estações da expansão São Leopoldo – Novo Hamburgo. Posteriormente, todas as estações receberam novos equipamentos e, a partir daí, surgiu a ideia de se criar um sistema mais eficiente e que atendesse às demandas do Centro de Controle. “Pensamos: ‘já temos essa máquina lá, a máquina já está conectada no sistema de som e pode se conectar em rede, vamos tentar então fazer com o menor custo’”, conta Riboldi. Foi então que os técnicos da Trensurb começaram a pesquisar como poderiam, com ferramentas de softwares livres, desenvolver uma aplicação e uma interface que CCO pudesse utiliza para mandar avisos sonoros para todas as estações. O sistema desenvolvido inicialmente era mais simples: emitia somente mensagens automáticas e permitia o uso do microfone para o envio de mensagens para todas as estações. Já a interface atualmente em uso ganhou as funções de seleção de mensagens e estações específicas.

Para o Gerente de Operações da Trensurb, Carlos André da Silva, o novo sistema de sonorização traz um ganho para a comunicação direta com o usuário: “O sistema em foco se configura em uma ferramenta extremamente prática e de rápida difusão de informações e orientações”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *