Novas tecnologias

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Projetos de Sistemas e Inovação Tecnológica (Seitec).

Quem faz? O contingente do setor é dividido em dois. No prédio administrativo ficam nove funcionários e no prédio do Setor de Oficinas, mais cinco. São oito engenheiros (quatro engenheiros eletricistas e quatro mecânicos), cinco técnicos (um mecânico e o restante elétricos) e um analista de sistemas. Dois estagiários também trabalham no setor, um cursa engenharia mecânica e o outro de produção.

O que faz? O Seitec atua de maneira ampla dentro da Trensurb, sendo responsável por assuntos técnicos de vários sistemas da empresa como: energia, sinalização de via, circuito fechado de TV, trens, radiocomunicação. Sempre com foco em modernização, inovação tecnológica e eficiência energética, trabalhando em equipe com as diversas unidades da empresa.

Como faz? As funções do setor são: acompanhar, adaptar e modificar, quando solicitado, os projetos em implantação, assegurando a adequada preservação e disponibilidade da correspondente memória técnica, mediante o sistemático registro dos respectivos memoriais das obras; elaborar orçamentos, analisar custos, executar e/ou conferir medições, planejar e controlar montagens de equipamentos e sistemas; fiscalizar os serviços relativos à implantação, reforma ou restauração de montagens de equipamentos e sistemas; conduzir e elaborar, direta ou via contratação de serviços, os estudos técnicos de viabilidade e projetos básicos e/ou executivos de engenharia. Recentemente, a área foi responsável pela gestão da aquisição dos 15 novos trens, participando de todas as etapas: visita em fábrica, testes dinâmicos e assessoria técnica à manutenção.

O Seitec também atua integrado ao Núcleo de Nacionalização da Trensurb, responsável pelo desenvolvimento de projetos para nacionalização de componentes para as áreas de manutenção e operação, desenvolvendo tecnicamente fornecedores.

“Todos os projetos e melhorias tem o intuito de satisfazer o interesse do usuário como conforto e segurança, visando também gerar economia de custos para a empresa, com a redução de consumo de energia elétrica”, afirma o chefe do setor, Paulo Roberto Lutckmeier.

Onde fica? O Seitec atua na sede administrativa e de manutenção da Trensurb, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, dividindo-se entre o prédio administrativo e o prédio da oficina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *