Metroviário vence concurso de samba-enredo para o Carnaval 2019

Wilson Roberto Freitas da Silva, 52 anos, é natural de Porto Alegre e atua como assistente de serviços gerais da Trensurb desde 1987, em atividades de apoio administrativo. Fora da empresa, Wilson se dedica a uma grande paixão: o samba. Recentemente, o samba-enredo que ele ajudou a compor foi o grande vencedor do concurso da escola Consulado, de Florianópolis, para o Carnaval 2019. Essa é mais uma vitória de muitas na trajetória de sucesso de Wilson no samba.

O metroviário ingressou no mundo do samba em 1980, quando tinha apenas 14 anos de idade e começou a desfilar pela bateria da Imperadores do Samba, escola de Porto Alegre. Na época, já se apaixonou pelo samba-enredo. Quando chegou à Trensurb, conheceu Rubens Menezes, antigo funcionário da empresa que era também diretor da Império da Zona Norte. Foi a partir da amizade que, em 1990, Wilson foi convidado a participar do concurso interno para a escolha do samba-enredo da escola para o Carnaval seguinte. Logo na primeira participação, seu samba conquistou o segundo lugar, o que serviu de motivação para que seguisse na Império e buscasse se aprimorar cada vez mais na criação de sambas-enredos.

Em 1995, pela primeira vez, um samba-enredo de Wilson foi o escolhido para embalar um desfile de Carnaval, da escola Imperadores do Samba. Naquele ano, aliás, a escola foi campeã do Carnaval de Porto Alegre. O enredo vencedor, O fantástico mundo de Monteiro Lobato, tratava da vida e obra do autor brasileiro. Após essa primeira conquista, Wilson venceu uma série de concursos de samba-enredo de escolas porto-alegrenses. Em 2005, inclusive, seu samba Da Baronesa ao Trensurb, o Império faz uma viagem através da ferrovia homenageou a empresa onde trabalha e ajudou a escola Império da Zona Norte a voltar à elite do Carnaval da capital. Com orgulho, Wilson afirma que é difícil encontrar uma escola de Porto Alegre que não tenha tocado um samba seu.

Em 2014, foi a primeira vez que ele concorreu com um samba-enredo na capital catarinense, pela escola Consulado, quando acabou ficando com o primeiro lugar. Desta vez, o samba de Wilson foi novamente o grande vencedor do concurso da escola para o Carnaval 2019. O metroviário conta que ele e dois colegas reuniram-se para fazer a letra e a melodia do samba-enredo, intitulado Onde o amor será rei.

Questionado sobre a sensação de ver seu trabalho sendo reconhecido ano após ano, Wilson declara: “A emoção de ver milhares de pessoas cantando a sua música, vibrando com ela, é indescritível. Mas ver a arrancada da bateria ao som de algo que você produziu é ainda mais emocionante”. Sobre o futuro, ele afirma que pretende continuar produzindo sambas para as escolas do sul e que, se conseguir uma parceria com ajuda financeira, gostaria de tentar concorrer nas escolas cariocas, para assim fazer parte do maior Carnaval do Brasil.

Clique no play para ouvir o samba da Consulado para o próximo Carnaval. Abaixo, confira a letra do samba-enredo.


Onde o amor será rei

Sinto um vazio no peito
Ao ver esse mundo feroz
Talvez de metal seja feito
Buscando o encanto na terra de Oz
Se o mal no caminho se erguer
O medo não vai me deter
As sombras eu vou superar
Mas vejo na humanidade, tanta dor, tanta maldade
Brilhantes olhos “de amantes” do poder

ADORMECE NA CALÇADA, O IRMÃO
PLANTA SONHOS, COLHE LATAS… DO CORAÇÃO
VOAM CORVOS DE GRAVATAS EM BATALHÕES
QUANTA FÚRIA, PRECONCEITO, EM SEUS CANHÕES

Os cavaleiros espalhando intolerância
Quando a voz da ignorância se faz ecoar
O ouro no altar, o sangue nas mãos
A fome matando a ilusão
Eu vi brilhar o arco-íris da aliança
Aquece a esperança e embala
No colo de mãe, a dor já se cala
O sentimento sagrado… amar e também ser amado
A ponte que liga a paixão, fonte de inspiração
Num reino vermelho e branco, vem me abraçar, me faz sonhar
E deixa então contagiar eu e você
Até o amanhecer

MINHA FORMA DE CARINHO É CANTAR
MAIS UM SAMBA PRA ETERNIZAR
AQUI ENCONTREI O AMOR NA RAIZ
SER CONSULADO ME FAZ FELIZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *