DSC_6662

‘Memes’, Zurbinho e ‘O’ Estagiário

“Eu acredito que a experiência que tive aqui – e não me refiro somente a questão profissional -, foi uma experiência de vida, imensurável. Não só trabalhei com o que aprendi a gostar; trabalhei com ótimos colegas e senti como se aqui fosse o melhor lugar do mundo. ” Essa declaração resume o sentimento de Renan Alves de Oliveira, 24 anos, que iniciou seu estágio de jornalismo na Trensurb em 2015 e, nesta quarta-feira (30), conclui seu contrato. Renan Delari, como ele também é reconhecido, inicialmente foi contratado para estagiar no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – localizado na Estação Mercado – mas neste local ficou apenas um mês. Por necessidade da área de Comunicação, ele foi relocado para a Central de Atendimento ao Usuário, onde teve a responsabilidade de atender todos os canais de relacionamento: telefone, e-mail, redes sociais, somando-se a equipe que atuava à época. Renan viu nas mídias sociais a possibilidade de mostrar seu talento e propôs uma interação “bem-humorada”, dessa forma apresentou a proposta de usar “memes”. O termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, mas até então não usado nas redes sociais da Trensurb. Diversas reuniões e discussões sobre essa estratégia foram realizadas e, com algumas experiências exitosas, aos poucos o estilo foi se consolidando. De acordo com o gerente de Comunicação, Jânio Ayres, “tivemos cautela e muita observação no início, avaliamos com cuidado cada abordagem; os temas que poderiam ser usados ou não”. Os “testes” começaram a ser publicados somente às sextas-feiras, buscando trabalhar com a ideia de “final de semana chegando” e, com isso, um espaço para “propor uma linguagem menos convencional”.

Com o conceito alinhado, a equipe sintonizada – sempre atentos as repercussões e interações – os resultados com o público foram muito positivos. Obviamente o Renan se empolgou, principalmente, porque tinha uma forte parceria à época. “Luana Girardi e, em seguida, Aurea Araújo, [ambas, ex-estagiárias] que defendiam com ele essa estratégia de comunicação”, lembra Jânio. Informar com bom humor, essa foi a “grande” ideia e se consolidou aos poucos e com o passar do tempo.

Mas nem só de ‘memes’ vive o rapaz. Sua paixão pelo mascote Zurbinho uniu “comunicação, memes e interação”.  Renan recebeu a missão e que cumpriu com muito gosto, “dar vida” ao boneco, até então utilizado somente nas visitas das escolas na empresa, através do Programa Futuro Usuário. “No momento em que vi o Zurbinho pela primeira vez, coloquei na minha cabeça que queria ser ele”, declara o estagiário apaixonado pelo personagem. Criado pelo publicitário Juan Oliveras, inicialmente, para ser o fio condutor de uma história educativa para as crianças, o mascote se “materializou” nas comemorações dos 25 anos da empresa. Hoje o Zurbinho está presente em várias ações da Trensurb, pois sua presença garante a alegria de crianças e adultos.

Hoje, em sua despedida, Renan não deixou por menos: “Vejam muito ‘meme’, façam muitos ‘memes’, mas principalmente façam o trabalho de vocês da melhor forma que puderem; se tiverem que mudar alguma coisa, batalhem por isso, tentem fazer o melhor de vocês sempre e tentem fazer com que a Trensurb seja a melhor empresa do mundo”. A cada novo estagiário que entra na Trensurb, a empresa se renova; cada um que sai, ficam marcas de suas contribuições. “Seu desejo de mudança, de acreditar naquilo que defendia, sua motivação, foram fundamentais para o êxito de suas propostas. Vai deixar saudades”, afirma Jânio.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *