Inovação, negócios e sustentabilidade

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Novos Negócios (Senov).

Quem faz? O setor conta com uma equipe formada por administradores, técnicos em administração e assistentes administrativos.

O que faz? O Senov responde à Gerência Comercial (Gecom), que, por sua vez, é subordinada à Superintendência de Desenvolvimento Comercial (Sudec). O Setor de Novos Negócios é responsável por captar capital privado para a Trensurb. Em 2015 cerca de R$ 476 mil foram arrecadados mensalmente, em média, através da exploração de espaços comerciais e publicitários no metrô. Desde 2009, com a criação da Sudec, até o fim do ano passado, o setor já angariou aproximados R$ 27 milhões, que ajudam a garantir a sustentabilidade da Trensurb e diminuir a necessidade de subvenção federal para o equilíbrio entre receitas e despesas. A chefe do setor, Luana Bruxel, destaca que a inovação é um aspecto importante na hora de oferecer um espaço comercial no metrô. “Nós pensamos nas possibilidades de divulgar marcas em espaços do metrô, como o envelopamento dos trens, por dentro e por fora. Após termos a ideia, as agências de publicidade contratadas elaboram uma forma prática de aplicá-las no mercado”, explica.

Como faz? O capital privado é obtido através da exploração comercial e publicitária de espaços estratégicos do metrô, como, por exemplo, o próprio nome das estações – as empresas podem pagar para ter suas marcas associadas a determinadas estações da Linha 1, como é o caso da Estação Industrial/Tintas Killing. O metrô possui, ainda, diversos espaços comerciais contratados, entre máquinas dispensadoras de produtos, lanchonetes, caixas eletrônicos, serviços, entre outros.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *