Gerindo informações e sistemas

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho da Gerência de Informática (Geinf).

Quem faz? A equipe da Geinf é composta por oito empregados: sete analistas de sistemas, incluindo o gerente , e um assistente de serviços. Há, ainda, três estagiários: um de ensino médio e dois de ensino superior (cursando ciências da computação e segurança da informação).

O que faz? A gerência trabalha em diversas áreas da tecnologia da informação (TI), desde a aquisição de licenciamento de software para todas as unidades organizacionais (UOs) até o gerenciamento e a atualização da infraestrutura de TI (equipamentos de rede, servidores e armazenamento). As atividades da Geinf incluem a distribuição de todos os computadores utilizados na empresa, ilhas de impressão, rede WiFi, suporte aos usuários no uso dos sistemas utilizados internamente e manutenção de sistemas básicos como e-mail, site, firewall, controle de usuários de rede e antivírus. A equipe está atuando ainda na implantação de quatro grandes sistemas na empresa: um sistema integrado de gestão de recursos humanos, um de business intelligence, o Sistema Eletrônico de Informações e o Dynamics AX. Recentemente, assumiu também a manutenção do circuito fechado de TV da empresa.

Como faz? “Com todas as demandas que temos, estamos sempre tentando planejar melhorias para a TI da Trensurb”, afirma o analista de sistemas Airon Luís Pereira. As demandas são recebidas por meio da Central de Serviços de TI, via comunicação interna e em reuniões com as UOs demandantes. Os projetos e as atividades são executados pelos analistas do setor conforme suas áreas de conhecimento e disponibilidade.

A Geinf coordena o Comitê Gestor de TI (CGTI) da empresa, que delibera assuntos relacionados às decisões de TI desde 2011. Toda aquisição ou renovação de software e hardware passa pela aprovação do comitê, composto por membros da presidência e de todas as diretorias e superintendências, sendo o coordenador o gerente de Informática. Atualmente, a Gerência de Informática trabalha na renovação e expansão do armazenamento de dados administrativo, na redistribuição de computadores de acordo com o perfil de uso e na implantação de sistemas.

A unidade gere contratos com empresas terceirizadas que executam serviços rotineiros, como atendimento do help desk, manutenção de hardware e rede de dados, locação de equipamentos e desenvolvimento de software. As ações mais comuns são a participação na implantação de novos sistemas, a manutenção de sistemas e da infraestrutura atual, a criação de projetos básicos, a aquisição de hardware e software e o atendimento aos chamados dos usuários.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *