Garantia de manutenção, energia e prestação de serviço

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Energia (Senerg).

Quem faz? Aproximadamente 50 empregados são responsáveis por garantir o devido funcionamento do Senerg. A equipe é composta por técnicos, assistentes de manutenção, engenheiros e operadores.

O que faz? O Setor de Energia é responsável por garantir a distribuição de todo o fornecimento energético da empresa, desde suas edificações no pátio administrativo – oficinas, estações de trabalho, equipamentos, refeitório, etc. – até as estações do metrô e toda a Linha 1 da Trensurb, o que é indispensável para garantir a tração dos trens. A equipe também é responsável pela manutenção da rede aérea, cujos serviços, por vezes, devem acontecer em dias de fortes chuvas. Tudo para garantir a circulação dos trens e a prestação de serviços à população, conforme o chefe do setor, Vinícius Nunes. “O Senerg tem como objetivo manter os sistemas de abastecimento de energia elétrica e de rede aérea de tração em perfeito funcionamento, atuando de forma eficiente, com segurança e contribuindo para a satisfação dos clientes internos e da sociedade”, explica Vinícius.

Como faz? A energia é indispensável para o funcionamento do metrô, portanto, para garantir que problemas de distribuição de eletricidade não afetem a operação, o Setor de Energia conta com um rigoroso controle e cronograma de manutenção preventiva e corretiva. A equipe divide-se para atuar em horários distintos, um grupo das 8h às 17 e outro das 23h30 às 5h, período em que é desligada toda a rede aérea para uma manutenção profunda. Além disso, existe uma equipe de plantonistas que se revezam para, em caso de necessidade, atuar no sistema em diversos horários, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. A manutenção do sistema de rede aérea é realizada por uma empresa contratada que trabalha com a fiscalização e orientação permanente do Senerg.

Onde fica? No pátio de manutenção da Trensurb, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *