Facebook do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos é tema de pesquisa acadêmica

Durante dois anos, entre novembro de 2014 e novembro de 2016, o formando em Jornalismo, Gustavo Nardon, estagiou na Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb. Neste ano, ele teve a oportunidade de desenvolver suas atividades no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), localizado na Estação Mercado. Nessa experiência, Gustavo assumiu o gerenciamento da página do EMLsT no Facebook. Esse trabalho rendeu uma pesquisa acadêmica: em dezembro, ele entregou e apresentou, como conclusão do curso na Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, o artigo O uso de memes como estratégia de comunicação digital no Facebook: uma análise da página do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos da Trensurb.

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. No local há uma biblioteca, painéis para exposições de artistas e uma área livre para atividades culturais. A página do EMLsT no Facebook, objeto da pesquisa de Gustavo, possui mais de 6 mil curtidas e atualmente é administrada por empregados e estagiários da Gerência de Comunicação.

O objetivo geral do trabalho de Gustavo foi analisar os resultados obtidos a partir do uso de memes nas publicações. Especificamente, comprovar a efetividade da estratégia de criar laços sociais com parceiros de maior relevância na rede e verificar se as postagens atenderam às políticas de uso estabelecidas no planejamento estratégico.

Você sabe o que é um meme? O termo é amplamente estudado nas ciências da comunicação, porém, basicamente, podemos entendê-lo como uma mensagem, seja imagem, vídeo, texto ou áudio, replicada pelos usuários da rede, geralmente em um tom humorístico. Segundo Gustavo, adaptar a linguagem é imprescindível às organizações que desejam ampliar seu público nas redes sociais. O meme possui a principal característica: a fácil compreensão, ligada diretamente ao conhecimento empírico, às vivências do receptor. Isso se estiver destinado corretamente ao público a quem se deseja informar, comunicar ou, até mesmo, entreter.

Antes de Gustavo administrar a página do EMLsT, não se utilizavam memes nas publicações. Portanto, ele criou um planejamento estratégico de comunicação baseada no uso dessas mensagens, além de fazer parcerias de compartilhamento de conteúdo com outras páginas que possuem grande relevância. A estratégia foi desenvolvida para aumentar a visibilidade do espaço cultural da Trensurb.

O plano estratégico feito por Gustavo trouxe bons resultados, mais visibilidade à página e novos sócios à biblioteca. No aniversário do EMLsT, ele recebeu o Certificado de Amigo, homenagem da Trensurb destinada a quem contribuiu com o trabalho do espaço. Gustavo aproveita para agradecer ao gerente de Comunicação, Jânio Ayres, pela oportunidade e confiança. Seu plano continuará sendo utilizado pela atual equipe de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *