Equipe que planeja

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho da Gerência de Planejamento Corporativo (Gepla).

Quem faz? A equipe da Gepla é formada pela gerente, a administradora Josiane Hensel do Canto, mais um administrador e dois assistentes de serviços.

O que faz? A missão da gerência é ser agente de mudanças, desenvolvendo soluções inovadoras para a gestão. Sua visão é fundamentada na seguinte declaração: “referência de unidade organizacional com papel preponderante na gestão da Trensurb”.

Os processos de trabalho desempenhados pela unidade impactam na gestão de todas as outras unidades organizacionais da empresa. Todas as unidades são demandantes da Gepla e, especificamente, a Presidência, a qual a gerência está diretamente subordinada.

Como faz? Um dos trabalhos contínuos da gerência é o acompanhamento, monitoramento e controle das estratégias definidas no planejamento estratégico, além de coordenar o seu processo de revisão para assegurar a permanente eficiência no desempenho das atividades. As estratégias são definidas considerando a análise dos ambientes externo e interno e as diretrizes do governo federal para a administração pública e para as empresas estatais.

A gestão por processos que atualmente prioriza a elaboração e revisão de normas de procedimentos gerais está centrada em normatizar os processos internos de trabalho buscando a padronização e a eficácia dos mesmos, priorizando a qualidade dos serviços e a segurança do trabalho.

A Gepla também é responsável pelo processo de gestão de riscos, em fase final de implantação, e pela formulação dos relatórios anuais de prestação de contas da empresa.

Além dos macroprocessos citados, a gerência tem sob sua gestão dois setores: o Setor de Planejamento e o Setor de Responsabilidade Socioambiental.

Onde fica? Localizada no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *