Entrevista: a obra lúdica e expressiva de Marcelo Pax

Desde julho, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, está com as paredes mais expressivas. A exposição O Monstro Urbano, criação do artista visual Marcelo Pax, chegou ao espaço cultural localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado como parte da programação da 5ª Semana do Rock, do Sesc Centro (Porto Alegre). A mostra pode ser visitada até 31 de agosto, das 10h às 19h – horário de funcionamento do Livros sobre Trilhos.

Para a agente de cultura do Sesc-RS, Angelita Bento, essas intervenções artísticas em locais públicos são importantes para fazer a mediação entre cultura e sociedade. “O acesso às exposições provoca o público, fazendo com que as pessoas parem sua rotina por alguns minutos, seja para questionar, criticar ou simplesmente contemplar a arte e despertar novos olhares para seu cotidiano”, afirma.

As ilustrações expostas apresentam um recorte dos 10 anos de trajetória do artista, destacando os trabalhos que costuma espalhar de maneira lúdica pela cidade.

Ficou interessado em saber mais sobre a obra de Marcelo? Confira a seguir a entrevista que fizemos com ele.

Qual a sua inspiração para criar suas artes?

Minha inspiração vem dos movimentos urbanos e de desenhos animados. Gosto de criar cenários lúdicos e brincar com a harmonia das cores, sempre espalhando essas criaturas em lugares inusitados pela cidade.

Que materiais você costuma utilizar?

Costumo usar spray e tinta acrílica na maioria dos trabalhos. Mas não me prendo a isso, sempre que possível, utilizo novos materiais para obter resultados diferentes.

Você já expôs fora do estado?

Já tive a oportunidade de espalhar meus trabalhos em São Paulo, Rio de Janeiro e em países como Chile, Espanha, Alemanha, França e Holanda.

Qual o seu sonho como artista?

Meu sonho é seguir com energia para dar continuidade às minhas criações e poder dividir isso com as pessoas.

Qual a importância dessas exposições para o seu trabalho?

Acredito que cada momento é único e tem uma história para deixar. Nessa exposição não vai ser diferente. Busco levar toda bagagem que adquiri pintando nas ruas e quero dividir isso com o público. Não tenho dúvidas de que vai ser uma troca incrível.

No Café Sesc Centro – Av. Alberto Bins, 665, em Porto Alegre –, mais ilustrações de Marcelo Pax completam O Monstro Urbano, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e nos finais de semana, uma hora antes de espetáculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *