Desenvolvendo competências

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Treinamento (Setre).

Quem faz? A equipe do Setre é composta por cinco empregados, três administradores e dois técnicos em administração. Também fazem parte do setor três estagiários, um de ensino superior e dois de ensino médio.

O que faz? O Setre tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências individuais e coletivas dos empregados, sendo os treinamentos voltados para a eficiência das pessoas no desempenho de atividades pertinentes à sua ocupação. O processo de desenvolvimento organizacional é fundamental e de grande importância para a empresa, visando com a capacitação dos empregados a melhoria nos serviços prestados e uma maior satisfação dos usuários do metrô.

Como faz? Os treinamentos são planejados a partir da identificação de necessidades de capacitação em consonância com os objetivos a serem atingidos pela organização. A partir disso, a realização dos treinamentos pode ser externa (neste caso dependendo diretamente da disponibilidade orçamentária) ou interna. O evento externo, para sua contratação, segue uma priorização com foco na obrigatoriedade de realização estabelecida por lei e nos eventos ligados à atividade-fim da Trensurb. Por outro lado, o evento interno é organizado pelo Setre em conjunto com os demais setores, a exemplo das integrações de novos empregados e capacitações em processos de progressão interna.

Valoriza-se, neste sentido, que os treinamentos internos são ministrados por empregados da empresa que detém conhecimento aprofundado no conteúdo a ser disseminado, sendo estes profissionais fundamentais no processo de aprendizagem e conhecimento dos participantes. O Setre ainda busca manter-se informado de treinamentos relevantes que ocorrem sem custos a fim de proporcionar a participação de empregados.

É de responsabilidade do setor a organização de toda a logística dos treinamentos, bem como o registro do histórico de cada ação, subsidiando o acompanhamento de indicadores, requisitos de qualidade e investimentos necessários.

Onde fica? Localizado no prédio de apoio da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *