fantuzzi

Construindo a história da Trensurb

fantuzzi

Aos 27 anos, Lino Fantuzzi começou a trabalhar em um grande projeto: a implantação de uma linha de metrô para ligar Porto Alegre ao eixo norte da Região Metropolitana. Recém-formado em engenharia civil pela UFRGS, Fantuzzi participou da criação do projeto original do sistema da Trensurb, elaborado na década de 1970 pelo Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes do governo federal.

O que ele não podia prever é que iria acompanhar todo o desenvolvimento do sistema durante 33 anos, desde o início de sua implantação em 1980. Hoje, aos 65 anos, o engenheiro coordena a conclusão da última etapa de expansão até Novo Hamburgo. “É muito gratificante participar de um projeto, acompanhar todas as etapas e ver ele concretizado”, declara. Fantuzzi explica que faltam apenas os últimos ajustes e testes para possibilitar a circulação dos trens nas novas estações em Novo Hamburgo também nos horários de pico. Falhas apresentadas no sistema de abastecimento de energia precisam ser corrigidas pelo Consórcio Nova Via – executor do projeto – para garantir a confiabilidade do sistema e possibilitar a operação em horário integral.

O engenheiro lembra dos colegas que o acompanharam durante todo esse tempo de Trensurb: “Sempre procuramos desenvolver um ambiente de trabalho com responsabilidade, mas com um clima leve. Passamos tanto tempo dentro da empresa. Se não tivermos bom humor, tudo fica mais difícil.” Natural de São Jerônimo, ele veio para Porto Alegre aos 15 anos, onde terminou a escola, cursou a faculdade e vive até hoje. É casado, tem três filhos e duas netas pequenas. Para se exercitar, conta que gosta de jogar futebol e correr. Para relaxar a mente, Fantuzzi se arrisca na culinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *