Wellington Marques (6)

Biblioteca da Trensurb recebe doação de mais de 60 livros

Jornalista e Escritora, Renata Machado doou mais de 60 livros para o Espaço Multicultural Livros Sobre Trilhos, Biblioteca mantida pela Trensurb, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado.

As obras pertenciam ao acervo pessoal da jornalista, ela conta que todos os anos realiza uma “faxina” dos livros que tem em casa e destina parte para doação, esse ano resolveu encaminhar as obras para a biblioteca da Trensurb. “Já conhecia o trabalho da Trensurb e acho bastante importante”, destaca Renata. Ela conta que por muitos anos utilizou o metrô diariamente para fazer o deslocamento de São Leopoldo até Porto Alegre, e que sempre achou o trem um espaço muito propício para realizar a leitura de livros. A vontade de Renata de doar livros vem, segundo ela, da importância da leitura para a produção de conhecimento, nas palavras da jornalista: “livro parado não gera conhecimento”.

Wellington Marques (1)

 

 

 

 

 

Entre as obras doadas por Renata está “Mosaico de Reflexos” primeiro livro solo escrito por ela. O livro, lançado em 2018, apresenta contos sobre Luísa, uma menina que nasceu na sexta-feira, 13 de março de 1964. Por meio dos contos, ou “mosaicos” da vida de Luísa, a autora monta sem nenhuma ordem cronológica seus “reflexos” de uma época que marcou a história do Brasil e provocou reações de ordem social e cultural. Um livro que segundo Renata vem sendo chamado de feminino e feminista, o que não a incomoda nenhum pouco, pois também se considera uma mulher feminista.  A jornalista já havia escrito outros livros em conjunto, como o “Tudo em Movimento”, coletânea com 8 autores que também foi doado para a biblioteca da Trensurb.

Atualmente o Espaço Multicultural Livros Sobre trilhos conta com 8,4 mil livros no acervo, o horário de funcionamento é das 10h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Para ter acesso às publicações basta se associar, o cadastro é feito no local com documento de identificação, CPF (que pode ser comprovado por meio da própria carteira de identidade ou outro documento oficial) e comprovante de endereço. Nenhum tipo de taxa é cobrada e o associado já pode retirar um livro no ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *