Galeria Mario Quintana

2016: um ano de muita cultura na Trensurb

Apresentações musicais, flash mobs, exposições, contação de histórias e diversas outras atividades artísticas preencheram estações e trens da Trensurb em 2016. Buscando levar arte e entretenimento aos usuários do metrô (e aos metroviários), a empresa promove programação cultural anualmente com participação de novos e já consagrados artistas.

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. No local, há uma biblioteca com mais de 7 mil livros no acervo – ampliado exclusivamente por meio de doações. 4,7 mil usuários estão cadastrados e usufruem dos títulos disponibilizados. Nesses oito anos de atividades, já foram contabilizados mais de 55 mil empréstimos. Somente em 2016, foram 6,2 mil empréstimos.

Além dos empréstimos, outras atividades também foram realizadas como incentivo à leitura: distribuições de livros, lançamentos de obras com a presença de autores, contação de histórias para grupos de escolas e visitas de estudantes que receberam acompanhamento da Trensurb até a Feira do Livro de Porto Alegre.

O espaço também recebe exposições. Em 2016, foram três: Cyclum Vitae, ilustrações que representam as fases do ciclo existencial do ser humano, por Carlitos Astrada; Bowing: um recorte de David Bowie, ilustrações por Paula Mastroberti sobre o múltiplo artista David Bowie; Zabelê Beremi Bambata – A Menina da Sucata, parte da 3ª Mostra Arte Sesc para Crianças, com fotos de personagens criados por Jô da Sucata a partir de materiais reaproveitados.

Galeria Mario Quintana

Em 2016, a Galeria Mario Quintana, localizada no túnel que dá acesso às plataformas da Estação Mercado, completou 10 anos de atividades. Mais de 100 mostras já foram destaque no local.

No ano passado, seis exposições passaram pela galeria: Recortes no Metrô, ilustrações de Pablo Aguiar sobre fotografias de trens, bondes e estações; A Arte Pública da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, fotos e pequenos textos sobre a trajetória do grupo de teatro; Teatro de Rua – 17 anos de corredores culturais, imagens dos 17 anos de história da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais; Foto Poesia do Instante Transitório, imagens pela atriz e fotógrafa Paula Carvalho sobre a poesia do cotidiano; Onde Há Dor, Há Vida, ilustrações de Ale Maia e Pádua que propuseram um olhar otimista da dor; Galeria Mario Quintana: A Trajetória, exposição em comemoração aos dez anos de atividades do espaço cultural com diversas imagens de mostras que já foram exibidas no local.

Arte nos Trilhos

Celebrando o centenário do samba e também a obra de Ary Barroso, a edição 2016 do projeto cultural Arte nos Trilhos aconteceu entre 2 e 20 de dezembro nas estações Mercado, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Os responsáveis pela execução de clássicos do samba e do artista homenageado foram os músicos do grupo Os Remanescentes.

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2004. Sempre nos últimos meses do ano, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um tom diferenciado à rotina do metrô gaúcho. A produção foi da Bonella Produções.

Sexta Curta Trensurb

A temporada 2016 do Sexta Curta Trensurb, projeto que traz curtas-metragens ao público interno da empresa às sextas-feiras, teve início em 11/03. Ao longo do ano, foram exibidos 34 curtas em 31 sessões, com a audiência de um total de 703 espectadores. No primeiro semestre, as produções apresentadas, em sua maioria, foram clássicos já exibidos em outras temporadas. A segunda metade do ano contou com mostras de diretores convidados para sessões comentadas.

Poemas no Ônibus e no Trem

A Trensurb mantém afixados, nos 25 trens de sua frota original, poesias selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, em concurso realizado anualmente, conhecido como Poemas no Ônibus e no Trem. Isto é possível graças ao convênio firmado entre a Trensurb e a Prefeitura de Porto Alegre em junho de 2004.

Flash mobs e intervenções

Além desses projetos específicos, a Trensurb preocupa-se em apoiar diversas outras manifestações artísticas em suas dependências. Várias atividades ocorreram ao longo de 2016, como: intervenções de dança na Estação Canoas, no mês de abril, em alusão ao Dia Internacional da Dança (celebrado no dia 29 do mês); flash mob musical do grupo Arte Gaúcha, em maio, na Estação São Leopoldo; ação do projeto Piano Livre, que, em junho, levou o instrumento que encontrava-se na Estação Mathias Velho para a plataforma de desembarque da Estação Mercado; show de lançamento do álbum A estrada é o rumo, do grupo Coração Cigano, em julho; apresentações da 1ª Semana da Música Independente de Canoas, em novembro e dezembro; flash mob do grupo Vocal 5 na Estação Mercado, em dezembro, parte do projeto Brilha Porto Alegre.

Artistas interessados em promover ou participar de eventos, apresentações e exposições ou realizarem filmagens e fotografia sem fins comerciais nas dependências da Trensurb devem entrar em contato com a Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb pelo e-mail sgecin@trensurb.gov.br a fim de apresentarem projeto para avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *