Home Página Inicial > Noticias > SANTIAGO NETO Y LOS MISIONEROTRÓNICOS ENCERRAM EDIÇÃO ESPECIAL DO ARTE NOS TRILHOS

SANTIAGO NETO Y LOS MISIONEROTRÓNICOS ENCERRAM EDIÇÃO ESPECIAL DO ARTE NOS TRILHOS

17.04.2013

Banda de rock com sotaque fronteiriço apresentou-se em cinco estações da Trensurb entre 8 e 16 de abril.

A tarde de terça-feira, 16, foi dedicada ao rock na Estação Esteio, da Trensurb. Santiago Neto y Los Misionerotrónicos encerraram edição especial do Arte nos Trilhos, após apresentarem-se em cinco diferentes estações de quatro cidades distintas, entre os dias 8 e 16 de abril.

Originado da amizade dos cinco componentes, que já se conheciam de outras bandas, o grupo foi reunido pelo vocalista Santiago Neto – também fundador do Sombrero Luminoso – nesse projeto cantado com sotaque fronteiriço,  trazendo a proposta de reunir uma “banda de outras bandas”. Os shows fazem parte da campanha de divulgação do CD Zero Zero do Santo Amém. Impresso em formato de livreto, o compacto traz as letras das músicas precedidas por um causo ou conto que elucida sua inspiração e contextualiza seu significado na construção criativa do cotidiano do autor.

Banda e Trensurb viram a oportunidade de combinar a iniciativa de Santiago Neto com o projeto Arte nos Trilhos, que leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb, com apoio da Caixa Econômica Federal, desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Anualmente, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. Assim surgiu o Arte nos Trilhos Especial, com apresentações nas estações Mercado, Canoas/La Salle, São Leopoldo, Unisinos e Esteio. Para o idealizador da iniciativa, Santiago Neto, a crença de que as pessoas só escutam um tipo de musica, de que as pessoas não gostam de diversidade, de ouvir canções que elas não estão acostumadas foi por terra. “Nas estações tocamos para todos os públicos, desde crianças até idosos, foi uma experiência imensurável”, conta. Segundo a produção dos shows, o objetivo foi proporcionar o livre acesso público a bens culturais, assim como a formação de público consumidor da arte e cultura local, buscando promover a cidadania plena através da cultura.

Impossível não parar para olhar uma banda com integrantes vestidos com roupas fora do usual, como chapéus, botas, suspensórios e calças curtas, lembrando colonos que trabalham na lavoura. Esse visual, aliado ao som de bateria, baixo, guitarra e teclado, além da letra das músicas – por vezes, misturando português e espanhol –, quebraram a rotina dos usuários do metrô nos finais de tarde. O skatista Roberto Lopes, 17 anos, surpreendeu-se com a qualidade do grupo e espera poder assistir mais bandas nas estações. “Quando eu vi os caras no palco achei que iriam tocar músicas de bandinha alemã, pela roupa que usavam. Pelo contrário, fizeram rock e de um jeito que eu ainda não tinha escutado”, destacou.

Os integrantes de Santiago Neto y Los Misionerotrónicos são: Santiago Neto, fundador da banda Sombrero Luminoso; Lucas Hanke, da banda Identidade; Moysés Lopes, do conjunto Camerata Brasileira; Alexandre Birck, da Graforréia Xilarmônica; Dudu Yugueros, da Sombrero Luminoso.

A edição 2012 do Arte nos Trilhos ocorreu nos meses de novembro e dezembro, levando apresentações circenses às estações da Linha 1. A programação para 2013 ainda será definida.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

Compartir     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3681&l=es-ES&sitemapPage=535253545556de 477paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3681&l=es-ES&sitemapPage=55

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000