Atividades são realizadas em parceria com o Projeto Help. Próxima ação é no sábado (12), na Estação Esteio.
No próximo sábado (12), das 10h às 12h, a Estação Esteio da Trensurb recebe ação do Projeto Help focada em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto irão distribuir aos usuários do metrô cartas com mensagens motivacionais. Além disso, eles oferecem um “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para escutar e conversar com pessoas que estejam necessitando de apoio emocional.
Coordenador estadual do projeto, Leandro Souza explica que “a ideia do Help é criar essa rede de apoio através da experiência, através da vivência e isso cria uma conexão muito grande com as pessoas”. Segundo ele, a grande maioria dos voluntários da iniciativa já passou por dificuldades de ordem psicológica ou emocional, o que facilita a identificação com as pessoas que buscam ajuda e a escuta sem julgamentos. O lema do projeto, que conta com voluntários em todo o país, é “Não te julgo, te ajudo”.
O Help já promoveu quatro ações nas estações da Trensurb desde 15 de outubro, sempre nas manhãs de sábado, abordando e entregando cartas a 1,8 mil pessoas e realizando 54 atendimentos no “Cantinho do Desabafo”. Receberam atividades do projeto as estações Mercado, Mathias Velho, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Conforme Leandro Souza, “a ideia de realizarmos essa parceria com a Trensurb é justamente porque tem uma grande quantidade de pessoas, é um fluxo muito grande de pessoas que utilizam diariamente o transporte do trem”. O objetivo é “alcançar o maior número de pessoas que estão precisando desse auxílio”.
Estão previstas mais oito ações até o fim do ano, sempre das 10h às 12h:
- 12/11, na Estação Esteio;
- 19/11, na Estação Sapucaia;
- 26/11, na Estação Mercado;
- 03/12, na Estação Mathias Velho;
- 10/12, na Estação São Leopoldo;
- 17/12, na Estação Novo Hamburgo;
- 24/12, na Estação Esteio;
- 31/12, na Estação Sapucaia.
Foto: Divulgação/Projeto Help