Home Página Inicial > Notícias > EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS, TRENSURB ANTECIPA FECHAMENTO DO SISTEMA E REDUZ HORÁRIO DE BILHETERIAS MENOS MOVIMENTADAS

EM PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS, TRENSURB ANTECIPA FECHAMENTO DO SISTEMA E REDUZ HORÁRIO DE BILHETERIAS MENOS MOVIMENTADAS

31.03.2020

A partir de quarta-feira (1º), todas as estações fecham às 22h. Bilheterias de dez estações funcionam somente das 5h30 às 8h30.

Em mais uma medida de prevenção à propagação do coronavírus, a Trensurb adota, a partir desta quarta-feira (1º), um novo horário de fechamento do sistema metroviário. Todas as estações fecharão às 22h. Além disso, também a partir de quarta-feira, buscando diminuir o contato entre empregados e usuários, a empresa passa a abrir as bilheterias de dez das estações menos movimentadas do metrô apenas no horário de pico da manhã. As bilheterias das estações São Pedro, Aeroporto, Anchieta, São Luís, Petrobras, Luiz Pasteur, Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial e Fenac funcionam somente das 5h30 às 8h30, diariamente. Nos demais horários, elas permanecerão fechadas. Por isso – e também para reduzir o contato humano ao estritamente necessário –, é importante que os usuários do metrô adquiram suas passagens com antecedência.
 
As medidas foram adotadas em acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviário e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS). Após negociação prévia entre Trensurb e sindicato, elas foram ratificadas em reunião realizada na manhã desta terça-feira (31), com a mediação do desembargador Francisco Rossal de Araújo, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), e participação da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região (PRT4), representada pelo procurador Paulo Eduardo de Queiroz. Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto destaca a importância da atuação do TRT e da PRT, agradecendo ao desembargador e ao procurador.
 
Ações adicionais de prevenção
 
Vale lembrar que, desde fevereiro, a empresa reforçou a higienização de trens e estações como medida de prevenção à propagação do coronavírus. A Trensurb também está operando majoritariamente com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais), buscando reduzir as aglomerações no metrô. A situação no sistema é acompanhada constantemente e, em caso de necessidade, se possível, trens adicionais são disponibilizados.
 
Uma parceria entre Trensurb e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) também contribui para reduzir as aglomerações no metrô nos horários de pico. Pela manhã, a partir das 6h30, ônibus da empresa Vicasa partem das estações Canoas e Mathias Velho diretamente para a Estação Mercado. Também a partir das 6h30, ônibus da empresa Real partem da Estação Sapucaia, indo diretamente até a Estação Mercado. À tarde, a partir das 17h30, os ônibus da Vicasa saem da Praça Revolução Farroupilha, ao lado da Estação Mercado, tendo como destino o município de Canoas e parando em todas as estações da Trensurb no município – Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras. Também a partir das 17h30, os ônibus da Real partem da Praça Revolução Farroupilha com destino à Estação Sapucaia – parando ainda nas estações Esteio e Luiz Pasteur. O número de veículos é limitado e eles partem conforme a demanda, quando a lotação dos lugares sentados é atingida.
 
É importante destacar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto é fundamental que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado preferencialmente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais. Em caso de necessidade extrema de uso do metrô, recomenda-se que se opte pelos horários de menor movimento.
 
Serviço
 
Novo horário de fechamento de todas as estações durante a crise do coronavírus: 22h.
 
Novo horário das bilheterias das estações São Pedro, Aeroporto, Anchieta, São Luís, Petrobras, Luiz Pasteur, Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial e Fenac (durante a crise do coronavírus): das 5h30 às 8h30, diariamente.
 
Foto: Jânio Ayres/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 505paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5535&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000