Home Página Inicial > Notícias > INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO UNISINOS, DA TRENSURB, COMPLETA 25 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA (9)

INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO UNISINOS, DA TRENSURB, COMPLETA 25 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA (9)

08.12.2022

Estação foi a primeira a ser construída após a inauguração da linha, em março de 1985, e a primeira no município de São Leopoldo.

Nesta sexta-feira (9), a Estação Unisinos, da Trensurb, completa 25 anos desde sua inauguração. Na ocasião, em 1997, o então presidente Fernando Henrique Cardoso esteve no local para a cerimônia que marcou a chegada do metrô gaúcho ao município de São Leopoldo. A abertura da Estação Unisinos foi a conclusão da primeira etapa da expansão da linha da Trensurb contratada em 1989, que previa também a construção da Estação São Leopoldo, na área central do município, inaugurada em novembro do ano 2000.
 
Hoje diretor de Operações da Trensurb, Nélson Lídio Nunes foi superintendente de Desenvolvimento e Expansão da empresa nos anos 1990, na época das obras de expansão de Sapucaia a São Leopoldo, tendo atuado na gestão do projeto. Ele lembra que “foi uma experiência muito rica porque, através desse projeto, nós fizemos não só a construção física das estações Unisinos e São Leopoldo, mas também fizemos a implantação de um novo sistema de controle operacional junto ao CCO [Centro de Controle Operacional]”. Nunes classifica essa implantação como “uma inovação significativa” para a época.
 
O diretor explica que “a Estação Unisinos é decorrente da continuidade da extensão do trem até São Leopoldo, no sentido da ampliação da malha metroviária. A Estação Unisinos foi feita dentro de uma nova concepção, ou seja, que atendesse a questão da integração intermodal e, nessa estação, teria a integração com a Unisinos”. Ele destaca também a criação de uma galeria na estação, única nesses moldes nas paradas da Trensurb, implantada com objetivo de aproveitar o espaço disponível de modo a explorar o potencial comercial do metrô e oferecer mais serviços aos usuários. Nunes fala ainda de uma nova filosofia da estatal no sentido de oferecer mais conforto aos usuários nas estações construídas mais recentemente, iniciando pela Estação Unisinos. A partir dela, conforme o gestor, baseado em experiências anteriores, as estações “passaram a atender melhor ao usuário no momento em que ele está aguardando a chegada de um trem ou mesmo no sistema de integração”.
 
Nunes considera que a inauguração da estação “foi realmente uma situação muito importante, porque o trem chegou a mais um município da Região Metropolitana e, com isso, também possibilitou a continuidade do projeto, uma vez concluído, até a Estação São Leopoldo e a possibilidade da conclusão do projeto original, que levaria o trem até Novo Hamburgo, o que de fato ocorreu anos mais tarde”.
 
Foto: Arquivo/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 553paginas_noticias_detalhes.php?lstAno=2022&codigo_sitemap=6098&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000