Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA DA TRENSURB RECEBE OFICINA DE ENCADERNAÇÃO

BIBLIOTECA DA TRENSURB RECEBE OFICINA DE ENCADERNAÇÃO

20.05.2019

Atividade ministrada por Vanessa Fuzina acontece em 5 de junho, na unidade do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado. Inscrições estão abertas.

Na tarde de 5 de junho, a unidade do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) na Estação Mercado da Trensurb recebe oficina de encadernação com Vanessa Fuzina. A atividade é gratuita, aberta ao público em geral e seis vagas serão oferecidas. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente em qualquer uma das unidades da biblioteca da Trensurb, nas estações Mercado e Novo Hamburgo, ou por meio dos telefones (51) 3363-8707 e (51) 3363-8785.
 
A oficina será realizada das 13h às 18h e contará com dois módulos. O primeiro será de encadernação de cadernetas artesanais em brochura, com dois tipos diferentes de costura. O participante irá experimentar as ferramentas básicas de encadernação, aprender a arredondar os cantos e aplicar elástico no caderno. As capas serão em papel Kraft e papel ilustrado e o participante será incentivado a criar a arte da capa. O segundo módulo será de modular mini book, envelopes e marca-páginas de origami. O participante irá conhecer conceitos básicos para confecção de minilivros e marcadores de páginas em origami. Irá aprender ainda a reutilizar papeis diversos para confeccionar envelopes.
 
A responsável por ministrar a oficina, Vanessa Fuzina, é instrutora de encadernação em Porto Alegre. Graduada em administração e com MBA em finanças empresariais, chegou à encadernação através de sua curiosidade por arquivologia, gestão de acervos e educação patrimonial. Atualmente, estuda conservação/restauração de livros e documentos e é associada à Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Fuzina realiza oficinas de encadernações desde 2016 e já ministrou mais de 150 oficinas com mais de 800 alunos no total. Seu projeto Fuzina Oficinas busca propor oficinas, cursos criativos presenciais e experimentais de encadernações básicas em Porto Alegre, proporcionando aos participantes um primeiro contato com as ferramentas básicas de encadernação, a prática das costuras e o conhecimento sobre a história do papel e do livro.
 
A atividade é promovida pelo coletivo Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, do qual o EMLsT faz parte desde 2017. O coletivo atua pelo fortalecimento de bibliotecas comunitárias situadas, em sua maioria, na periferia de Porto Alegre e irá levar a oficina a outras cinco bibliotecas porto-alegrenses conforme programação a seguir, sempre das 13h às 18h:
  • 22/5 - Arvoredo - Av Santo Dias da SIlva, 727, Vila Mapa, Lomba do Pinheiro;
  • 1º/6 -  Girassol - Av. Toledo Piza, Praça Oliveira Rolim, Sarandi;
  • 5/6 - Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos - Estação Mercado, Av. Júlio de Castilhos, Centro;
  • 12/6 - Aninha - Rua Donário Braga, 156, Grande Santa Rosa;
  • 19/6 - Ceprimoteca - Rua Camoati, 64, Santa Maria Goretti;
  • 26/6 - Visão - Rua Cinco, 5, Vila das Laranjeira, Morro Santana.
Livros sobre Trilhos: duas bibliotecas em novo horário de funcionamento
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o EMLsT ganhou uma nova unidade no saguão da Estação Novo Hamburgo no dia 26 de março. A partir de 3 de junho, o novo horário de funcionamento de ambas as unidades passa a ser das 12h às 18h, nos dias úteis.
 
Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço conta com 7,4 mil exemplares (dos quais cerca de 1,2 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado, não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo.
 
Foto: Divulgação

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5332&sitemapPage=323456de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5332&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000