Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB DIVULGA INFORMAÇÕES SOBRE CÃES-GUIA

TRENSURB DIVULGA INFORMAÇÕES SOBRE CÃES-GUIA

12.02.2020

Cartazes nas estações e mensagens nas redes sociais da empresa, orientarão sobre o comportamento das pessoas na presença de cães-guia.

Buscando informar os seus passageiros, a Trensurb está lançando a partir de amanhã (13/02) uma campanha com informações de como agir na presença de outras pessoas que estão acompanhados do seu cão-guia. A ideia da divulgação surgiu após sugestão do usuário Francis Radamés Guimarães, 26 anos, e seu cão-guia, Elmo.


Francis usa o trem diariamente e, a mais de 19 meses, se desloca com seu cão-guia. Segundo ele, “é importante que as pessoas não brinquem, não alimentem e não distraiam o animal; ele está trabalhando, e com uma distração, posso me acidentar”. Francis, ao falar sobre a importância do trabalho de seu cão-guia, adverte que as pessoas mesmo sem “maldade” alimentam o Elmo (cão-guia), “às vezes, ele passa mal e não consegue trabalhar”.


Apesar de terem sua atividade regulamentada pela Lei 11.126, os cães-guias ainda são escassos no Brasil e insuficientes para atender a demanda. Segundo dados do IBGE (Censo 2010), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país. Não existem estatísticas oficiais de cães-guias, mas estima-se que sejam menos de 200.  


Cada cachorro passa por uma rigorosa seleção genética, para garantir que o animal não seja agressivo e não apresente risco a ninguém. Após, o cão passa por dois anos de treinamento, onde 3 em cada 10 animais conseguem se formar, e depois, a pessoa que necessita do cão-guia, junto do animal, passam por uma adaptação.


Dicas de como se portar junto a um cão-guia:


- Não dê alimentos

- Não toque no cão-guia, ele está trabalhando


- Não chame sua atenção


- Fale com o dono e não com o cão

 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 509paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5499&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000