Home Página Inicial > Notícias > AUTOR DA EXPOSIÇÃO “FINÍCIO” VISITA A GALERIA MARIO QUINTANA

AUTOR DA EXPOSIÇÃO “FINÍCIO” VISITA A GALERIA MARIO QUINTANA

04.02.2019

A obra de Ale Maia e Pádua retrata sua experiência e reflexões numa viagem até Ushuaia.

O artista plástico e designer, Ale Maia e Pádua, chegou de Niterói (RJ), sua cidade natal, para visitar seu trabalho, “Finício, todo fim é um novo começo”, em exposição na Galeria Mario Quintana da Trensurb. Até 10 de março é possível visitar a exposição no túnel de acesso à plataforma de embarque do metrô. Para Ale Maia, uma exposição numa estação é um avanço, “e também exige do artista uma evolução de sua técnica, isso me ajuda a enriquecer meu lado mais profissional”.

Ale Maia já expôs em 2015, no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, e em 2016 e 2017, na Galeria Mario Quintana. Desta vez ele traz obras desenvolvidas por vários tipos de materiais, como acrílico e aquarela, que partem de conceitos e vivências dele. Soma-se a isso a experiência vivida pelo autor numa viagem que partiu do Rio de Janeiro em direção a Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul, ou segundo o autor, o “Fin del Mundo”, como é conhecida “a cidade mais austral do planeta”. Além disso, as obras possuem influências da filosofia budista que diz que “tudo se inicia a partir de um fim”.

“Finício” foi desenvolvida ao longo de meses e retrata sua experiência e reflexões nessa viagem: a exposição registra cenas de lagos congelados, raposas selvagens, florestas, nevascas, o Farol de Eclaireurs, entre outras imagens. Para Ale Maia, “o nome da exposição já vem desse conceito, trazendo uma intromissão que incluem diferentes culturas por meio de três palavras em três idiomas do continente americano: fin (‘fim’ em espanhol) in (‘dentro’ em inglês) e início (em português)”.

Uma das imagens desse trabalho foram utilizadas num evento interno da Google, no Colorado “as araras representaram o Brasil no TGIAF Brazilian Edition, e isso foi uma experiência boa”, conta o artista. Para ele “se apresentar em vários lugares de maneiras diferentes, às vezes com “print”, outras num painel ou com os originais, desenvolver tudo isso tem uma riqueza bacana” relata Ale Maia.

Um dos próximos projetos na Trensurb deverá acontecer na Estação Luiz Pasteur, destaca o artista, “é um projeto onde devo trazer elementos que remeta a cidade de Sapucaia do Sul, tanto a história do município quanto a sua geografia”.


Foto: Gabrielli Zanfran /Trensurb
 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 482paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5278&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000