Com mais de 200 fotos e textos explicativos, Instituto Martim Pescador busca conscientizar a comunidade para a gravidade do problema. Mostra fica na estação de 17 de novembro a 5 de dezembro.
A tragédia ecológica ocorrida no Rio dos Sinos, no dia 7 de outubro, com a morte de cerca de 100 toneladas de peixes, será mostrada em exposição, com mais de 200 fotos e textos explicativos, na Estação São Leopoldo da Trensurb, de 17 de novembro a 5 de dezembro. As imagens reproduzem a própria tragédia e as atividades que se seguiram, até as mobilizações realizadas por instituições e comunidades, com o objetivo de manifestar sua indignação. A exposição é coordenada pelo Instituto Martim Pescador, de São Leopoldo, Movimento de Preservação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, em parceria com o Setor de Relações Comunitárias da Trensurb.
Com a exposição, a entidade divulga, junto à comunidade, a tragédia em toda a sua extensão, em busca de auxílio para continuar na sua luta por mais qualidade de vida na região. O instituto Martim Pescador possui um barco que navega pelas águas do Rio dos Sinos e deverá ser transformado em um barco-laboratório ainda neste mês de novembro. O instituto assina, no dia 20, convênio para este fim com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos da Prefeitura de São Leopoldo. O barco-laboratório irá beneficiar o Rio dos Sinos, pois além de criar uma rotina de análises diárias, a rapidez das coletas será importante para reconhecer possíveis incidentes e suas causas serão descobertas com mais agilidade.