Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB REALIZA AÇÃO DO PROJETO LIVROS LIVRES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO LEITOR

TRENSURB REALIZA AÇÃO DO PROJETO LIVROS LIVRES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO LEITOR

07.01.2022

Nesta quinta (6) e sexta-feira, cerca de 240 exemplares foram distribuídos em ação de compartilhamento de obras literárias do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô.

Nas tardes desta quinta (6) e sexta-feira, a Trensurb realizou ações do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. Cerca de 240 exemplares foram deixados nos assentos de trens para serem encontrados pelos passageiros que partiam das estações terminais Novo Hamburgo – na quinta-feira – e Mercado – na sexta-feira. Realizadas por meio de parceria com o Banco de Livros, as ações foram comemorativas ao Dia Nacional do Leitor – 7 de janeiro – e tiveram o objetivo de incentivar a leitura e divulgar os serviços do EMLsT, que conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo.
 
Usuária do metrô, Daniela Moreira embarcou em um dos trens contemplados pela atividade, na Estação Novo Hamburgo, e avaliou positivamente a iniciativa da Trensurb: “Eu acho muito importante a democratização da leitura que ações como essa propõem, pois tem muitas pessoas que não têm acesso a isso, que não sabem que tem bibliotecas gratuitas até dentro do trem”. Companheiro de viagem de Daniela, Bruno Vilanova acredita que “a informação é poder. Se tu tens informação de como chegar a algum lugar, tu chegas. As pessoas que passam aqui no trem, que não têm acesso à informação, estão procurando alguma coisa, às vezes elas não sabem o que. Com a informação advinda do livro, eles conseguem acessar o sonho deles”. Para o passageiro Vandré da Mota, “a importância da ação é de incentivar o pessoal a começar a ler, tem muita gente que não gosta de leitura e ler um livro inteiro desenvolve nossa mente”.
 
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela empresa em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020. Após uma edição especial em janeiro de 2021, foi retomado em outubro do ano passado. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.
 
Uma biblioteca no metrô
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 8,8 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
 
Foto: Bárbara Cezimbra/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5952&sitemapPage=212345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5952&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000