Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB RECEBE A EXPOSIÇÃO PERMANENTE "PIXELS MERCADO"

ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB RECEBE A EXPOSIÇÃO PERMANENTE "PIXELS MERCADO"

06.03.2018

Obra de arte instalada nos túneis de acesso ao terminal do metrô tem inspiração na azulejaria portuguesa. Inaugurada na noite de segunda-feira (5), a exposição recebeu também a visita do diretor-presidente da Trensurb, David Borille.

Foi inaugurada na noite de segunda-feira (5), nos túneis de acesso à Estação Mercado da Trensurb, a exposição permanente Pixels Mercado, do artista Nelson Sura. A obra tem inspiração na azulejaria portuguesa, trazendo uma versão contemporânea que busca despertar atenção positiva para o paisagismo urbano e utilizando técnica que garante maior durabilidade às peças.
 
Na manhã de hoje, a exposição recebeu a visita do diretor-presidente da empresa metroviária, David Borille. Na ocasião, o dirigente agradeceu o artista, declarou-se um apreciador de arte e afirmou que parcerias como essa são muito importantes para a Trensurb. Sura também agradeceu a parceria e disse que a sua proposta é levar a arte para a rua. “Trabalho com arte há mais de vinte anos. De uns seis para cá, comecei a fazer arte urbana porque acredito que essa seja a maneira mais democrática de se fazer arte”, afirma. Ele destaca também a importância e a visibilidade do espaço: “A Trensurb é superútil para a população. Milhares de pessoas passam por aqui, então esse trabalho está sendo muito bem visto, por muita gente. Além disso, ele também agrega ao paisagismo do local”.
 
Sobre a obra, Sura afirma: “Meu trabalho mexe muito com o subjetivo, então há dentro dessas formas algumas simbologias escondidas que quem procurar vai achar”. Ele explica ainda a escolha do nome da exposição: “Olhando, até parece que faltam algumas peças. A ideia é o que o próprio nome diz, são pixels, pequenas partes que formam um todo. Isso passa também pela ideia de que as pessoas passam o dia inteiro olhando para o celular, para o computar e não estão olhando para fora. Esse trabalho chama para que as pessoas saiam dos pixels da telinha e viagem mais para os pixels da grande tela”.
 
Quanto a trabalhar com a Trensurb, Sura afirma que a interação com a empresa foi bastante positiva. O artista garante que está trabalhando em novos projetos e que, no que depender dele, haverá novas parcerias no futuro.
 
Foto: Artur Colombo/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 468paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5087&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000