Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB RECEBE PALESTRA DE AUGUSTO NARDES, MINISTRO DO TCU, SOBRE GOVERNANÇA PÚBLICA

TRENSURB RECEBE PALESTRA DE AUGUSTO NARDES, MINISTRO DO TCU, SOBRE GOVERNANÇA PÚBLICA

09.11.2017

Evento realizado na tarde desta quinta-feira (9) é parte do processo de implantação do programa de integridade da empresa.

Na tarde desta quinta-feira (9), a Trensurb recebeu em sua sede palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Ele falou sobre governança pública para um grupo de gestores da empresa metroviária e de representantes de outras instituições convidadas – como Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ceitec, Controladoria Geral da União, entre outras. A atividade foi parte do processo de implantação do programa de integridade da Trensurb, que busca qualificar e conferir mais transparência à gestão da empresa. “Só através de um programa desse tipo é que iremos conseguir alterar os rumos da empresa e do nosso país”, afirmou, na abertura do evento, o diretor-presidente da Trensurb, David Borille.
 
Em sua palestra, Nardes afirmou que a governança se resume em três ações principais: direcionar, avaliar e monitorar. As ferramentas para se desempenhar essas atividades, por sua vez, estão reunidas em três eixos principais: liderança, estratégia e controle. Para o ministro, a governança pública se resume a transformar inteligência de governo para direcionar, avaliar e monitorar políticas e gestores públicos em inteligência de Estado. O objetivo final é garantir o uso eficiente dos recursos públicos, evitar desvios, fraudes e corrupções, além de entregar serviços de qualidade aos cidadãos.
 
Conforme a avaliação do ministro, “a governança é um dos centros fundamentais para se discutir o futuro do país”. Nardes apresentou também alguns dos principais passos para uma boa governança, que vão desde a escolha dos líderes da equipe com base na competência até o estabelecimento de diretrizes de transparência e responsabilização, passando por gerenciamento de riscos, mecanismos de controle interno, coordenação de ações com outras organizações, entre outros. Ao encerrar sua palestra, o ministro declarou que ele e o TCU estão à disposição da Trensurb e demais instituições presentes no evento para auxiliar na implantação de programas de integridade e governança.
 
Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 458paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5026&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000