Home Página Inicial > Notícias > PROJETO HISTORIANDO DA TRENSURB RECEBE ESCOLA VICTOR DE BRITTO NA ESTAÇÃO MERCADO

PROJETO HISTORIANDO DA TRENSURB RECEBE ESCOLA VICTOR DE BRITTO NA ESTAÇÃO MERCADO

11.08.2017

Crianças da escola estadual da zona sul de Porto Alegre participaram de contação de história, andaram de trem e de aeromóvel.

Nesta sexta-feira (11), o projeto Historiando, realizado pela Trensurb em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros, recebeu a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Victor de Britto, da zona sul de Porto Alegre. Os alunos da instituição de ensino localizada no bairro Nonoai compareceram ao Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado, para ouvirem o conto A Revolta dos Gizes de Cera, do artista, ilustrador e escritor norte-irlandês Oliver Jeffers. Após a narrativa, as 21 crianças que participaram da atividade realizaram uma pintura coletiva com giz de cera em cartazes. Em seguida, os alunos ganharam lanches fornecidos pela lancheira Sóluz, localizada também na plataforma de embarque da estação.
 
“A escola é uma responsabilidade, ela não pode ser só uma coisa de quatro paredes”, diz a professora e diretora da instituição de ensino, Inês Bialoso. “Essas saídas dimensionam o mundo para eles. Ver o trem, ver o Guaíba, para nós, é uma coisa corriqueira, mas para eles não. Para eles é como ler um livro ou ver um filme pela primeira vez”, complementa. Ao saírem do espaço cultural da Trensurb, as crianças foram conduzidas para embarcarem num trem, algumas delas pela primeira vez, e tomaram o rumo da Estação Aeroporto. “Eu nunca andei de trem!”, exclamou o jovem Pedro Henrique, de apenas 8 anos, enquanto a turma era preparada para o embarque. “Meu sonho é morar aqui”, disse ainda. Segundo Inês, as crianças se sentem “enxergadas e acolhidas” no passeio.
 
Após desembarcar na plataforma e subir as escadas da Estação Aeroporto, a turma ingressou no aeromóvel e foi tomada por total euforia. “Não tem piloto”, se impressionou um dos jovens. “Eu vou ser o piloto”, rebateu outro, fingindo controlar uma direção invisível. “É verdade que ele anda com o vento?”, perguntou uma menina. As crianças se amontoaram na parte frontal do veículo para ver melhor seu trajeto. “Eu me dei conta de uma coisa”, refletiu a professora Inês: “Eles só veem o trajeto entre a comunidade onde moram [a grande maioria das crianças vive na Comunidade do Alto Erechim] e a escola. Eles chegaram ao Centro e ficaram impressionados com os prédios altos. Eles pegaram o trem, o aeromóvel, viram aviões e isso é muito urbano. Eles estão estudando história e geografia sem se dar conta”.
 
Foto: Diego Nuñez/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 456paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4977&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000