Home Página Inicial > Notícias > PROJETO HISTORIANDO LEVA CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS ÀS ESTAÇÕES SÃO LEOPOLDO E MERCADO

PROJETO HISTORIANDO LEVA CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS ÀS ESTAÇÕES SÃO LEOPOLDO E MERCADO

11.07.2017

Iniciativa da Trensurb em parceria com Sesi-RS e Banco de Livros conta com atividades na quinta-feira (13), em São Leopoldo, e na sexta, em Porto Alegre.

Na quinta (13) e sexta-feira desta semana, a Trensurb realiza mais duas ações do projeto Historiando, respectivamente, nas estações São Leopoldo e Mercado. Desenvolvido em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros, o projeto promove atividades regulares de contação de histórias nas dependências do metrô, destinadas a estudantes da rede pública e jovens atendidos por entidades assistenciais. As ações ocorrem até novembro, na segunda e na última semana de cada mês, sempre às 14h30.
 
Na quinta-feira, a Estação São Leopoldo deve receber para a contação dez crianças de 4 a 10 anos atendidas pela Casa Aberta, programa da Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente de São Leopoldo que acolhe jovens em situação de vulnerabilidade social.
 
Na sexta, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na Estação Mercado, recebe para mais uma contação de histórias 15 meninas com idades entre 5 e 15 anos da Pequena Casa da Criança. A instituição prioriza a ação preventiva dirigida à população em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades de educação, profissionalização, mobilização comunitária e de assistência social.
 
Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de 7,5 mil publicações de diversos gêneros para os 5 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
 
Banco de Livros
 
O Banco de Livros é parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Tem como papel central o de ser agente de implementação de ações educativas e culturais que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que normalmente não possuem acesso à leitura, proporcionando ao beneficiado informação, reduzindo assim as desigualdades sociais e culturais. Além de captar e distribuir livros, cria também espaços de leitura e promove atividades de incentivo ao hábito de ler.
 
Foto: Diego Nuñez/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 455paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4956&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000